Atualizado em: 13 junho 2013

Doenças mais comuns em quem trabalha em call center

É importante saber que as categorias profissionais que mais apresentam as doenças ocupacionais são digitadores, secretárias, bancários, operadores de linha de montagem, operadores de call center.
Você Sabia?
Que a historia do Call Center e seu crescimento no Brasil. A invenção do telefone foi atribuída a Alexandre Graham Bell (1876). Após a invenção do telefone,.
call center 2

O sistema de Call Center emprega cerca de 1,4 milhão de funcionários no Brasil.

Doenças mais Comuns

Quem trabalha em Call Center, aqui no Brasil chamados de operadores de telemarketing, trabalham exclusivamente com o headset (tipo de fone utilizado na função) e o computador.

Mas esse tipo de trabalho acaba trazendo algumas doenças para os funcionários do Call Center pelo esforço repetitivo, problemas de audição devido ao volume alto e até problemas psicológicos pela pressão de atingir as metas e satisfazer os clientes.

publicidade:

Cuidados

Para começar os atendentes de Call Center tem de usar fone de ouvido unilateral com um volume que varia de 60 à 90 decibéis, quando estudo já apontaram que uma pessoa exposta à 80 decibéis acaba com problemas auditivos.

Há também as lesões por esforço repetitivo, as chamadas tendinites, que vem a ser uma inflamação do tendão por causa do excesso de repetições de um mesmo movimento.

Já os trabalhadores de Call Center que sofrem a pressão psicológica devido a pressão por produtividade através de metas de vendas e obtenção de resultados e a obtenção da satisfação do cliente, acabam sofrendo de estresse, síndrome do pânico, depressão, e doenças de base emocional como alergias, gripes, dores de estômago, dores de cabeça, irritabilidade, anemias e, até fibromilagias.

Informações

Sendo que todas essas doenças podem ser prevenidas ou sanadas caso o ambiente de trabalho do Call Center ofereça ao seu funcionário, cadeiras ergonômicas, suportes para punhos, braços e antebraços, descanso para os pés, monitor na altura correta, lugar de trabalho confortável, iluminação e temperatura ideal no lugar de trabalho, hidratação, sessões de alongamentos e uma visão mais humana dos chefes e donos do negócio quanto aos seus funcionários.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook