Atualizado em: 1 janeiro 2014

Doenças infantis que podem ser evitadas com vacinas

Algumas doenças que podem ser evitadas com a Vacinação, uma dela é a Poliomielite chamada paralisia infantil.
2012-08-14-vacina1G

Muitas vacinas podem ser tomadas gratuitamente em postos de saúde

Depois do nascimento e já na própria maternidade ou mesmo no hospital o seu bebê deverá ser imunizado contra uma série de doenças graves.

E com isto o calendário oficial de imunizações no Brasil o chamada de PNI (Programa Nacional de Imunização), isto prevê que todas as crianças deverão ser vacinadas contra pelo menos 10 tipos de infecções o que deverá incluir diversas doses de reforços.

publicidade:

Informação

Com isto todas as vacinas poderão ser tomadas de forma gratuita, isto que deverá acontecer em postos de saúde ou ainda durante campanhas realizadas.

A partir da primeira vacinação da criança você deverá receber uma carteirinha de imunizações, procure com isto guardar esta carteirinha com todo o cuidado e sempre a leve para as consultas de rotina dos pediatras.

Doenças Evitadas com a Vacinação

Hepatite B

Esta é uma inflamação no fígado causada por um tipo de vírus transmitido através do sangue ou ainda secreções do corpo.

Tuberculose

Esta é uma infecção que afeta os pulmões mas poderá afetar outras partes do corpo. Com isto o chamado Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch é transmitido através de gotículas de secreções respiratórias que são espalhadas pelo ar. Esta é uma doença mais comum em áreas de higiene mais precária em lugares de confinamento.

Difteria

Esta também é uma infecção de trato bacteriano que afeta a garganta, todas as suas complicações poderão levar a problemas respiratórios, bem como danos ao coração e ainda ao sistema nervoso, em casos mais graves até a morte.

O tétano

Este é causado por uma bactéria que entra no corpo por ferimentos e produz toxinas que geram um enrijecimento dos músculos podendo ser fatal ou deixar a pessoa vegetativa. Pode gerar dificuldades na deglutição e respiração.Estas são apenas algumas das várias doenças existentes que poderão ser prevenidas através da vacinação.

Vídeo sobre a Importância da Vacina

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook