Atualizado em: 13 julho 2011


Doenças graves do Coração

Os cuidados que devemos ter com o nosso coração. Quais as principais doenças, as mais graves que afetam nosso coração podendo nos levar a morte. Saiba tudo aqui.
O coração é o órgão mais importante do nosso corpo, extremamente forte e ao mesmo tempo extremamente delicado e frágil. É um órgão que necessita de atenção e requer cuidados especiais, pois é um órgão vital e sem ele não podemos viver. É preciso ter atenção e ter cuidado, pois existem muitas doenças graves que podem atingir o nosso coração. Saiba e conheça algumas delas.

O coração atualmente

Os hábitos das sociedades modernas, pautadas pela má alimentação, sedentarismo, stress e falta de exercício físico, acentuam o surgimento de patologias cardiovasculares, mais ou menos graves. A má alimentação durante a gravidez pode ainda conduzir, em determinados casos, a más formações congênitas que poderão resultar em cirurgias futuras no bebê. Muitas das doenças cardíacas também são adquiridas no decorrer da vida, tudo isso devido a hábitos ruins, incluindo os alimentares.

Doenças graves

Dentre as principais doenças que afetam o coração está o Infarto Agudo do Miocárdio, que ocorre na sua maioria por uma obstrução em alguma parte do coração causada por um coágulo. Em muitos casos, o infarto leva a morte, mas muitas pessoas se salvam, pois consegue chegar a tempo ao hospital para serem tratados. O principal sintoma do infarto é dor na região do peito do lado esquerdo, a chamada angina, dor característica que é prévia ao infarto.

Outra doença que afeta o coração é a insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca é uma doença que afeta o fluxo normal do sangue pelo coração, alterando também o bombeamento, ou seja, o coração não irá bombear o sangue com a mesma eficiência que o normal. Em casos mais graves é necessário que haja intervenção cirúrgica.

As arritmias são outra enfermidade que afetam o coração e são caracterizadas por batimentos irregulares do coração, podendo ser batimentos mais lentos (bradicardia) ou batimentos mais rápidos (taquicardia). É uma enfermidade que afeta as pessoas conforme vão envelhecendo. Lembre-se que é normal que o batimento do coração se altere frente algumas situações, como ao realizar esportes por exemplo.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook