Atualizado em: 23 setembro 2013

Doenças que foram extintas

Sucessivos surtos da dengue no Brasil e em outros países mostram o poder devastador da doença a cada ano
Você Sabia?
Que de acordo com meus conhecimentos a varíola foi extinta a mais de vinte anos, só existe em laboratórios para pesquisa.
Polio

Os transtornos nos ciclos reprodutivos e migratórios dos animais e o ressurgimento de doenças extintas

Nos últimos meses temos recebido notícias bem estranhas, onde por exemplo a China teria sido obrigada a conviver com um velho fantasma. A volta da temível sífilis, esta que foi praticamente erradicada há mais de 50 anos, com a descoberta da penicilina, e atualmente é uma doenças sexualmente transmissível mais comum em Xangai.

Para se ter uma ideia, a cada uma hora nasce um bebê com a doença neste país. O mal de Chagas, que era uma moléstia existente em países latino americanos, avançou e atinge agora a Europa e os Estados Unidos.

publicidade:

Tuberculose sem Fronteiras

A doença que por muito tempo fez parte do Terceiro Mundo, junto da dengue, ficaram por mais de 60 anos sem fazer vítimas no Brasil, atualmente batem até mesmo um recorde de contaminação em território nacional. E de acordo com o Ministério da Saúde houve um grande aumento de 109,43% no número de casos de dengue com relação ao ano passado, com um registro de mais de 108 mil pessoas que contraíram a doença no país. Para se ter ideia em 2009 o número de infectados ficou em 51 mil.

Certamente as áreas que mais sofrem são as mais pobres, a América Latina a África e ainda os países do sudeste Asiático.Diversas doenças infecciosas já foram grandes inimigas da sociedade por muitos séculos atrás, e realmente sumiram do mapa por dezenas de ano, elas voltam e se alastram levantando várias perguntas de especialistas. Será que a tecnologia de ponta junto com a experiência adquirida no passado é mais forte do que a natureza feroz que as doenças atingem a humanidade.

Informação

As doenças consideradas emergentes são conhecidas há muitos anos mas o que de repente se tem uma incidência aumentada merece a atenção, o mundo e os modelos de desenvolvimento econômico da sociedade atual pode sim interferir neste sentido, e por isso são fatores fundamentais para este retorno.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook