Atualizado em: 17 julho 2010

Doenças de Inverno Respiratórias


Quem sofre com doenças insuportáveis quando chega o inverno não precisa entrar em desespero. Afinal, com cuidados e uma consulta médica, é possível se amenizar qualquer problema de saúde.

Claro que o desconforto deve ser muito grande. Mas, tudo é tratável.

publicidade:

Doenças

O inverno traz com ele doenças respiratórias que são um terror para quem tem.

O frio associado à baixa umidade do ar e a uma maior concentração dos poluentes são fatores decisivos para esse tipo de enfermidade e o pior é quem mais sofre são crianças e idosos.

Amidalite

É uma inflamação das amídalas, que servem como filtros no fundo de nossa garganta, evitando a passagem de infecções da boca e dos seios da face para o resto do corpo.

Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.

Bronquite

É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias.

A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias e é agravada com o fumo ou o contato com fumantes.

Otite (ou dor de ouvido)

É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças.

Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e se multiplicam, graças às secreções da área.

Pneumonia

É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos, o que impede a respiração correta.

Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite forte. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta.

Caso se tenha alguns destes desconfortos é bom se aquecer neste inverno, evitar pegar frieza e procurar sempre um médico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook