Atualizado em: 2 maio 2013

Doenças das unhas: Fazem as unhas cairem

Saiba que o médico dermatologista é o profissional habilitado para tratar as micoses, as unhas podem informar mais sobre nossa saúde.
Você Sabia?
Que a micose fungóide é um linfoma cutâneo de células T helper (CTCL), de origem primária na pele, com evolução lenta e prognóstico reservado.
micose nas unhas

Saiba como identificar algumas doenças pelas unhas.

A doença que faz as unhas caírem é a  micose, nome popular da onicomicose. A micose é uma infecção causada por fungos, que desfigura as unhas e que se não for tratada pode destruir por completo a unha. Os fungos se alojam nas unhas, crescendo e se alimentando da queratina, que é a proteína que compõe a superfície das unhas, o que causa a mudança na aparência.

A micose nas unhas é uma infecção que pode durar muito tempo. Se a micose não for tratada, a unha pode ir se esmigalhando aos poucos esmigalhar-se  e cair ou ficar tão grossa que o dedo do pé afetado passa a  provocar desconforto ou dor quando a pessoa usar sapatos fechados.

publicidade:

Cuidado

A micose de unha é altamente transmissível, por isso deve-se redrobrar a atenção que se deve ter com alicates e lixas que são usados por mais de uma pessoa.. Devemos também tomar cuidado pois  simples situações como caminhar descalço na chuva ou em vestiários podem ocasionar a contaminação e a proliferação do fungo causador da micose.

O médico  dermatologista é o profissional habilitado para tratar as micoses em unhas. E como o tratamento é longo, por isso, quanto mais cedo se começar a tratar o problema, melhor será.

Como Tratar

Também é possível tratar as unhas com micose cortando as unhas, lixando-as e colocando as unhas de molho em uma solução  contendo ureia e um antifungico como a Amorolfina ou um derivado do Imidazol.

Caso a infecção for ligeira e limitada a uma pequena área da unha, o médico pode prescrever um creme anti-fúngico ou um verniz medicinal das unhas.

Se a infecção atingir uma área mais ampla da unha ou diversas unhas, o médico pode prescrever um medicamento anti-fúngico por via oral, como  o Itraconazol e a Terbinafina.

Em casos muito graves, quando os fungos das unhas dos pés são resistentes ao tratamento, pode ser necessário remover cirurgicamente a totalidade da unha.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook