Atualizado em: 23 julho 2013

Doenças da pele causadas por bactérias e fungos

A micose é causada por fungos que se instalam na epiderme, no couro cabeludo, unhas, pés e mãos, alimentando-se da camada de proteína ali existentes.
Você Sabia?
Que os fungos surgiram quando as plantas começavam a colonizar a Terra. Já foram descritas umas 70.000 espécies

Doenças da pele causadas por bactérias e fungos 1Geralmente chamamos qualquer doença de pele de micose, mas não é bem assim, pois micose é uma doença causada por  fungos de origem humana, animal e da terra, não incluindo enfermidades que são causadas por vírus, bactérias ou outras formas mais específicas.

Já as micoses são bastante contagiosas e geralmente acontecem em ambientes quentes onde é facilitada a reprodução dos micro-organismos que dão origem às infecções.

publicidade:

Informação

Geralmente a micose é causada por fungos que se instalam na epiderme, no couro cabeludo, unhas, pés e mãos, alimentando-se da camada de proteína ali existente, pois a queratina, proteína presente na nossa epiderme, cabelos e unhas, é o que alimenta esses fungos.

Doenças de Pele Causadas por Bactérias  e Fungos

Impingem ou Tinea do Corpo: apresenta-se como lesões arredondadas, que começam com um ou mais pontos avermelhados e vão se estendendo em anel de bordas de mesma coloração, com aspecto de descamação e causando coceira.

Frieira ou Tínea Interdigital: que causa fissuras e altera a qualidade da pele entre os dedos dos pés, tornando-a mole e esbranquiçada, com aspecto descamativo.

Tinea Inguinal ou Crural: que se apresenta como uma coceira na virilha que se espalha para as nádegas ou coxas, com lesões avermelhadas e descamativas de bordas bem limitadas.

Piedra Branca: que é uma infecção fúngica, crônica e assintomática da haste do pelo, que forma nódulos moles de coloração entre o branco e o castanho claro, que atacam os pelos pubianos, da barba, ou axilas.

Onicomicose: é uma micose que causa desde o descolamento da borda livre da unha, até o espessamento e surgimento de manchas brancas na superfície, ou até mesmo sua deformação.

Unheiro ou Paroníquia: é a micose que afeta a pele que envolve a unha.

Pano Branco ou Pitiríase Versicolor: é uma micose que forma manchas claras, esbranquiçadas ou acastanhadas, recobertas por fina descamação, e afeta especialmente as regiões de maior produção de oleosidade (face, pescoço e tronco).

Tinea Negra: que causa a formação de manchas escuras na palma das mãos e plantas dos pés, mas que não tem nenhum sintoma.

Intertrigo Candidiásico: que é causado pela Candida albicans, que causa lesões avermelhadas e úmidas, geralmente se espalhando ao redor da região mais afetada, e com bastante prurido.

Erisipela: é uma infecção de pele causada geralmente pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A. Geralmente provoca o surgimento de manchas vermelhas, bolhas pequenas ou grandes nas pernas, face, tronco ou braços.

Impetigo: Infecção bacteriana causada pelo Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo A. Sendo que a pele apresenta bolhas pequenas ou grandes e purulentas.

Acne: doença de pele causada pelas bactérias Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides. Sendo que a pele geralmente se apresenta com cravos e espinhas inflamadas e com pus.

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook