Atualizado em: 15 outubro 2013

Doenças comuns no Fígado - Sinais importantes

O Fígado filtra as substâncias tóxicas que estão no sangue, antes que ele vá para o cérebro e quando não faz isso as toxinas afetam o funcionamento do cérebro!
Você Sabia?
Que o Fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina.
Dor no Fígado

Os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal

O fígado é um órgão interno localizado à direita na cavidade abdominal e que tem a função de produzir as enzimas digestivas, proteínas colesterol, glicose, além de ser um dos fatores responsável pela coagulação.O fígado ainda é o responsável pelo metabolismo de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos, assim como pela limpeza das toxinas.

Mas o fígado pode sofrer agressões externas tanto de vírus como causadas pelo descuido da própria pessoa,sendo então acometido por diversas doenças, sendo que entre as mais comuns podemos citar as hepatites, cirrose, esteatose e o câncer.

publicidade:

Sinais Importantes

Teleangiectasias (aranhas vasculares):  são lesões vasculares compostas de uma arteríola central rodeada por diversos vasos pequenos, frequentemente encontradas no tronco, face e braços. Muito comum na cirrose, sendo que quanto mais avançada a doença maior é o tamanho e o número das teleangiectasias.

Manchas roxas na pele: doenças no fígado podem causar a deficiência da coagulação, causando  sangramentos com maior facilidade. Assim, os pacientes com cirrose e hipertensão portal geralmente apresentam um número baixo de plaquetas, o que colabora para uma maior dificuldade em coagular o sangue.

Icterícia  (Amarelão): Doença que causa a cor amarelada da pele, olhos e mucosas, que surge devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é uma substância produzida no baço pela destruição de glóbulos vermelhos velhos. Sendo que o fígado capta a bilirrubina do sangue,  a metaboliza enviando-a em direção às vias biliares e intestinos, para que seja eliminada nas fezes.

Mas quando o fígado perde esta capacidade, há o acumulo de bilirrubina no sangue e a substância fica acumulada em excesso na pele, o que provoca cor amarelada da pele. A icterícia geralmente também apresenta coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação das terminações nervosas.

Outros sinais de que a pessoa está com Icterícia são as fezes claras (acolia fecal) e a urina muito escura, também devido ao acúmulo da bilirrubina no fígado.

Vômito com coágulos de sangue, onde até as fezes apresentam sangue e coágulos de sangue, quadro este muito comum em quem está com cirrose em estágio avançado.

Encefalopatia: a pessoa apresenta confusões mentais, perturbações do sono, podendo chegar ao coma. Sendo que esses sintomas podem indicar que o fígado não está metabolizando as substâncias tóxicas antes que estas caiam na corrente sanguínea que vai para o cérebro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook