Atualizado em: 21 abril 2012

Doenças Causadas por Bactérias

Confira neste artigo, uma listagem com algumas doenças causadas por bacterias mais comuns. Entenda melhor as principais causas e os sintomas.
Você Sabia?
A mais ou menos 300 anos atrás, praticamente ninguem sabia da existencia do tipo de vida das bacterias. Até que um holandes chamado "Leeuwenhoek", observou pela primeira vez um tipo de bacteria, revolucionando ainda mais estudos para a observação e descobrimento da multiplicação delas.

Microscopicas, as bacterias são organismos unicelulares que causam em sua maioria doenças de variados tipos. (Divulgação)

Pequenos e não vistos a olho nu, se multiplicam em uma velocidade gigantesca e em sua grande maioria prejudicam a saúde do ser humano com inúmeras enfermidades. As Doenças causadas por Bactérias são bem variados já que são organismos unicelulares, ou procariontes que tem um tamanho apenas visto através do microscópio.

As bactérias são sensíveis aos antibióticos, e são um excelente arma contra algumas doenças bacterianas. Muitas dessas doenças são transmitidas por contato com objeto ou alimentos contaminados, gotículas de saliva ou por contato sexual. Conheça algumas das doenças causadas por bactérias.

Bronquite

Relacionada a uma inalação por substancias tóxicas, é consiste em uma inflamação nos brônquios, que são os canais que conduzem o ar da traquéia até o pulmão. É geralmente bem rápida, e o paciente começa a ter tosses persistentes acompanhadas de uma secreção. Ela é dividida em fases de bronquite aguda, crônica, onde sua diferença é apenas em relação a duração das crises. O tratamento é realizado com uso de remédios, para aliviar os sintomas e combater as infecções. Pessoas que já tem alguns problemas respiratórios ou de coração devem sempre estar atentas para não deixar com que isso se desenvolva em seu organismo. Saiba mais

Antraz

Causada por uma bactéria chamada “Bacillus anthracius”, ela é originaria da Ásia e África e é transmitida quando inalados ou ingeridos ou por algum ferimento. Eles são encontrados no solo e também em animais que comem restos de outros.

Em virtude da manifestação de sintomas inespecíficos, a discrição de seus esporos pode causar a morte rápida , pois o antraz é um dos agentes que mais parece uma arma biológico, matando como se fosse um ataque terrorista. Seu diagnostico é realizado por meio de exames de sangue ou analise de secreções da pele ou da respiração. Quando mais cedo identificada, menores serão as chances dela levar o paciente a óbito. Saiba mais

Botulismo

Causada por uma infecção bacteriana chamada “Clostridium botulinun”, é adquirida através da ingestão de seus esporos, em alguns produtos encontrados em solos agrícolas como e em alguns peixes e organismos marinhos. Essa manifestação dos sintomas pode variar de algumas horas para mais de uma semana após a ingestão dessa bactéria. Você vai sentir muita tontura, boa seca, visão dupla queda de pálpebra e dificuldade para urinar ou evacuar.

O analise destes sintomas devem ser rigorosamente examinados pois se for acusado a presença da toxina no organismo, você já pode elaborar um tratamento com a aplicação de soro antibotulinico, ou em casos isolados a pessoa acaba sendo internada para ficar em observação. Por isso evite ingerir alguns alimentos cuja lata ou tampa estejam entufados ou enferrujados, ou onde o liquido venha apresentar um turvo, fique atento para não acabar tendo riscos para esta infecção. Saiba mais

Acne

Uma das doenças que afetam muito os adolescentes e jovens, mais exatos 80% deles são atingidos por essa pequena doença que é formada na pele. O Excesso de produção de queratina, causa uma pequena obstrução no orifício folicular, deixando algumas glândulas hiperativas produzindo sebáceas com excesso, devido a proliferação das bactérias.

Cravos, espinhas, que são aquele que incomodam, até mesmo porque aparecem em locais onde são visíveis e trabalhar a alta imagem. Os médicos recomendam uma mudança na alimentação, uso de pílulas anticoncepcionais para controlar a dosagem hormonal. Uma dica valida é sempre conseguir ingerir alimentos com vitaminas B5 que podem ser fortes aliados contra a acne já que ajudam neste controle as atividades das glândulas sebáceas e até mesmo acelera o processo de cicatrização da pele. Saiba Mais

Outras doenças

Além das citadas acima, algumas outras doenças são causadas por bactérias como a Blenorragia, a Brucelose, o Cranco mole que é um tipo de DST, a Cólera e Cistite que é uma inflamação na bexiga.

A Coqueluche, a difteria, Febre de mordedura de rato, a febre tifóide ou a reumática, o furúnculo e a gangrena gasosa, a meningite e a leptospirose causada por bactérias espiroquetas. Outras doenças são a peste pulmonar, a salmonelose, pneumonia, tétano, ulcera e a tuberculose que é uma doença bacteriana que atinge fortemente os pulmões.

Doenças Causadas por Bacterias - InfecçõesDoenças Causadas por Bacterias - FebresDoenças Causadas por Bacterias - BronquiteDoenças Causadas por Bacterias - AntrazDoenças Causadas por Bacterias - AcneMicroscopicas, as bacterias são organismos unicelulares que causam em sua maioria doenças de variados tipos. (Divulgação)

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook