Atualizado em: 24 julho 2011

DPOC: Causas e Tratamento

Saiba tudo que pode ocasionar na DPOC. Conheça todos os sinais e sintomas e qual o principal tratamento. Veja como o tabagismo é um grande causador da DPOC.
publicidade:

Não só no inverno, mas tem se tornado extremamente comum possuir algum problema com relação ao aparelho respiratório, influenciando na maneira de respirar, dificultando assim na entrada e saída do ar. Existem diversas doenças que afetam o nosso aparelho respiratório, algumas são genéticas, outras são adquiridas, mas todas acabam afetando a nossa respiração. Uma doença que atinge nosso aparelho respiratório é a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Saiba mais sobre essa doença, como ela é causada e qual o tratamento apropriado.

O que é?

A DPOC é uma doença que como o nome já diz, é crônica e obstrutiva, ou seja, ela diminui a capacidade de respiração, dificultando na entrada e na saída de ar dos pulmões. As pessoas que possuem essa doença apresentam também características da bronquite e também do enfisema pulmonar. Então, quando o termo DPOC é usado, indica que o texto se refere a todas as doenças pulmonares que são crônicas e obstrutivas, sendo elas as mais comuns como bronquite, enfisema pulmonar, asma brônquica e bronquioectasias.

publicidade:

Como ocorre?

Na DPOC há uma obstrução ao fluxo de ar, que ocorre, na maioria dos casos, devido ao tabagismo de longa data. Esta limitação no fluxo de ar não é completamente reversível e, geralmente, vai progredindo com o passar dos anos. A doença se desenvolve após vários anos de tabagismo ou exposição à poeira (em torno de 30 anos), levando à danos em todas as vias respiratórias, incluindo os pulmões. Estes danos podem ser permanentes. O fumo contém irritantes que inflamam as vias respiratórias e causam alterações que podem levar à doença obstrutiva crônica.

publicidade:

Sinais e Sintomas

Os sintomas mais comuns da DPOC são:

  • Tosse com ou sem expectoração
  • Catarro
  • Respiração curta
  • Chiado no peito
  • Em casos mais graves, apresentam fraqueza no coração e inchaço de pernas e pés.

Tratamento

Caso o portador da DPOC seja tabagista, a primeira coisa que se deve fazer é parar de fumar. Para isso, podem ser utilizados medicamentos de combate ao fumo, assim como o uso de broncodilatadores que são medicamentos extremamente importantes para que haja uma respiração melhor, permitindo uma entrada e uma saída de ar necessária.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook