Atualizado em: 4 março 2013

Doença Psicossomática: O que é?

Conheça mais sobre essa doença fisica que tem um principio ativo na mente, e leva ao paciente a diversos sintomas. Veja algumas informações sobre a origem desta doença também!
Você Sabia?
O termo “doença psicossomática” é hoje bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente.
Doença Psico

Atingindo o Emocional, a Doença Psicossomática é conhecida por ser orgânica e fazer a pessoa alterar suas reações. (Reprodução)

A somatização é a presença de sintomas físicos sem a presença de uma doença orgânica. A causa destes sintomas, segundo especialistas, é simplesmente emocional.

Na síndrome do pânico, por exemplo, a pessoa apresenta sintomas orgânicos idênticos ao ataque do coração, ou à problemas intestinais, mas o profissional médico não consegue detectar cardiopatia e nem problemas físicos alguns em seus exames.

publicidade:

Características

As doenças psicossomáticas se caracterizam pela presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, a partir da somatização, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica. Em situações de forte estresse emocional o corpo reage como que “informando” que algo não está bem atingindo algum órgão ou parte do corpo humano.

O fato de que uma pessoa tenha uma doença psicossomática não significa que a dor e a enfermidade não existem. Pelo contrário, o corpo realmente está em sofrimento, com dores, feridas, descontroles e descompensações orgânicas, que inclusive são até dificilmente controladas com medicamentos e os recursos da medicina tradicional.

As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo no sistema gastrointestinal, causando úlceras e gastrite,no sistema respiratório, causando asma e bronquite, no sistema cardiovascular, causando hipertensão e taquicardia, no sistema dermatológico, causando a vitiligo, a psoríase, a dermatite e a herpes, no metabólico, causando a diabetes, no nervoso, causando a enxaqueca e nas articulações, causando a artrite, a artrose, a tendinite e os reumatismos.

Terapía

O diferencial mais importante para se considerar uma doença como psicossomática é entender que a causa principal desta descompensação física que aparece no corpo, está dentro do emocional da pessoa, ligada, portanto à sua mente, aos seus sentimentos, à sua afetividade.

O que a psicologia e o processo de psicoterapia nos mostra é que se a mente pode produzir algo ruim, isso também pode se reverter, curando algo. Alguns chamam isso de poder da mente. Não se trata de nada esotérico, isso é apenas a capacidade que todos temos de influenciar nosso corpo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook