Doença Hepatite B

Existem diversas doenças que são bem comuns, mas que a população não tem o conhecimento e o cuidado que deveriam ter para que não adoeçam através do contágio. Algumas doenças são de fácil contágio e muitas pessoas ainda estão sendo infectadas, pois não possuem total conhecimento sobre a forma de transmissão e como a doença se desenvolve, é o caso da Hepatite B. Saiba aqui, o que essa doença significa e como ela pode ser transmitida.

O que é?

A Hepatite B é uma inflamação no fígado que é causada por um vírus, o vírus HBV. Existem vários tipos de Hepatite, dentre elas algumas são mais agressivas e de fácil contágio e outras menos. Nesse artigo iremos abordar como a Hepatite B se desenvolve, como ela é transmitida, quais são os sintomas, como prevenir e como tratar essa doença.

Transmissão

A Hepatite B pode ser transmitida através de transfusão de sangue, que é a principal via que transmite a doença. Isso pode acontecer com troca de seringas, de agulhas e outros instrumentos, normalmente usados por usuários de drogas. Outra forma de transmissão é através do ato sexual feito sem o uso de preservativo, que é no caso a forma mais frequente de transmissão da Hepatite B.

Além desses modos de transmissão, a Hepatite B também pode ser transmitida pelo contato acidental com o sangue ou com secreções contaminadas. Grávidas que são portadoras do vírus podem transmitir a doença para o feto, principalmente no momento do parto. Por isso é tão importante se prevenir.

Sintomas

Muitas vezes, não só com a Hepatite, mas em diversas doenças, os sintomas demoram para se manifestar e o portador só descobre a presença do vírus através de exames de rotina. Assim como as outras hepatites, a Hepatite B se manifesta com os seguintes sintomas:

  • Mal estar
  • Dores no corpo e dores de cabeça
  • Cansaço
  • Náusea e falta de apetite
  • Febre

Após um certo tempo com o vírus, o corpo começa a manifestar outros sinais e sintomas, como:

  • Icterícia (coloração amarelada)
  • Coceira pelo corpo
  • Urina escura
  • Fezes claras

Em pessoas portadoras do HIV (AIDS), a doença pode se agravar devido o sistema imunológico ser mais suprimido que o normal. Em pessoas que bebem e fumam, a Hepatite B também se torna mais grave.

Tratamento e Prevenção

O tratamento no caso da Hepatite B ser aguda é basicamente com medicamentos que possam controlar os sintomas somente. Fica terminante proibida a ingestão de álcool e o uso de qualquer medicamento deve antes passar por consulta do médico, para que ele possa avaliar e liberar ou não. No caso de Hepatite B crônica, o tratamento já é baseado no uso de medicamentos que são injetados no portador e também por medicamentos administrados por via oral.

Para se prevenir da Hepatite B basta vacinar todo recém-nascido no primeiro mês de vida. Além dos bebês, a vacina também pode ser tomada por pessoas que já tiveram a doença, para indivíduos portadores de doenças do fígado, para profissionais da saúde que entram em contato constantemente com diversos vírus e para portadores do vírus da Hepatite C.