Atualizado em: 21 outubro 2011

Doença Escarlatina, costuma aparecer na primavera

Trata-se de uma doença que costuma surgir nas crianças, principalmente na primavera. Estação, no qual, estamos passando no momento, por isso, os cuidados devem ser redobrados.

Certamente poucas pessoas ouviram falar de Escarlatina. Mas saibam que é algo que merece muito cuidado e atenção. Trata-se de uma doença que costuma surgir nas crianças, principalmente na primavera. Estação, no qual, estamos passando no momento, por isso, os cuidados devem ser redobrados.

A bactéria que causa a escarlatina, chamada de estreptococo A, fica na garganta de pessoas contaminadas, que podem ou não desenvolver a doença, mas passam a bactéria para outras por meio de gotículas de saliva ou secreções respiratórias.

publicidade:

Para evitar a doença as medidas são simples e já bastante faladas, pois são os meios de prevenções de qualquer outra bactéria ou vírus, como evitar por as mãos nos olhos, no nariz e na boca. Algo importante é sempre usar o álcool gel como seu aliado.

Saiba mais como prevenir a Escarlatina

Atenção aos sintomas:

Febre, que costuma ser alta;

Dor de garganta;

Manchas vermelhas no corpo e na língua

Dor abdonimal, de cabeça e no corpo;

Náuseas e vômitos

Vale lembrar que os sintomas ,e a intensidade deles,  dependem da reação imunológica de
cada criança. Algumas podem ter quadros infecciosos sem febre, por exemplo. Quem explica isso é a revista Crescer que convidou Alessandra Miramontes Lima, pediatra e alergista infantil do Hospital Infantil Sabará (SP) para explicar um pouco mais sobre a doença.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook