Atualizado em: 7 julho 2011

Sintomas e Tratamentos de Diarréia Aguda

O que fazer quando se está com diarreia? O que isso quer dizer e como tratar? Todas essas informações sobre Diarreia Aguda, um grande problema que afeta muita gente.

Existem muitas doenças que podem causar a falência de diversos órgãos ou trazer consequências graves a saúde. Uma dessas doenças é a de Diarréia Aguda. Para quem nunca ouviu falar, saiba mais sobre essa doença que parece ser inofensiva, mas que pode trazer sérios malefícios ao nosso organismo.

publicidade:

O que é?

Para entender a doença, vamos primeiro entender conceitos mais simples. A diarreia acontece quando a proporção de água contida nas fezes aumenta, aumentando consequentemente o peso fecal diário, que está em torno de 250g, quando o normal não passa de 200g.

Quando se denomina de diarreia aguda, indica que a diarreia possui um início súbito e tem duração menor que três semanas. Por isso é usado o termo agudo.

O que causa?

Normalmente, a maior parte dos tipos de diarreia são causadas por bactérias, vírus ou parasitas. Isso porque existem germes que alteram o funcionamento do intestino devido a produção de toxinas, pois essas toxinas agem diminuindo a absorção de líquidos pelo intestino e como resultado há a perda excessiva através das fezes. De modo mais raro, a diarreia também pode ser causada por hipertireoidismo ou por tumores gastrintestinais, sendo eles benignos ou malignos. Isso acontece, pois o corpo também produz nessas condições as mesmas substâncias que causam a diarreia.

Existem alguns fatores que podem contribuir e nos deixar exposto, facilitando que tenhamos diarreia. São esses:

  • Beber ou manusear água não tratada ou fervida
  • A utilização de encanamentos furados
  • O uso de depósitos mal fechados ou sem limpeza
  • Tomar banhos em lugares que a água não é potável, como rio ou açude.
  • Não lavar bem as mãos
  • Deficiência na higiene pessoal

Sintomas

Para saber se uma pessoa está com diarreia, é verificado o estado de consistência das fezes, pois na diarreia, essa atinge o estado líquido, sendo feita de maneira menos densa e pastosa. Além disso, existem sintomas que indicam a presença da diarreia como: desconforto abdominal, cólica, sensação de estufamento, gases, mal estar, vômito, náusea, sangramento, pus nas fezes e febre.

Tratamento

O melhor jeito é prevenir e promover um bom saneamento básico com muita higiene e limpeza em todos os locais, impedindo a proliferação de bactérias, vírus ou parasitas. A diarreia aguda, normalmente se regulariza em poucos dias, só é preciso tratar das consequências e de alguns sintomas. É preciso beber muita água, para manter o corpo hidratado, evitar alimentos muito gordurosos, ter uma alimentação mais leve e tomar medicamentos antidiarreicos receitados por um médico.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook