Atualizado em: 26 abril 2012

Doença de Machado-Joseph - Sintomas

Entenda um pouco mais sobre a doença de Machado-Joseph e conheça os seus principais sintomas.
Você Sabia?
Um dos atores mais engraçados das novelas, Guilherme Karan acabou desenvolvendo a doença de Machado-Joseph e ele está afastado das telinhas desde 2005.

A doença de Machado-Joseph atinge o sistema nervoso e afeta diretamente o núcleo cerebral. (Divulgação)

Muitos podem estranhar o nome, mas existe mesmo uma doença chamada Machado-Joseph, que tem característica hereditária e crônica. De acordo com os especialistas na área da saúde, essa doença acaba se manifestando quando a pessoa atinge a fase adulta, que é por volta dos 35 anos. Ainda de acordo com os médicos, a doença de Machado-Joseph, que é causada pela expansão do trionucletídeo CAG, pode atingir o sistema nervoso por meio do cerebelo e do tronco cerebral, além do núcleo cerebral.

Sintomas da doença

A doença de Machado-Joseph é confundida com o Mal de Parkinson por ter alguns sintomas parecidos. Para você não se confundir, nós vamos detalhar os principais sintomas dessa doença.

publicidade:

Um dos sintomas que podem indicar que a pessoa está com essa doença é se ela tem dificuldades para engolir, para falar ou para fixar os olhos em um ponto de visão dupla. Outro fator que deve ser cuidadosamente observado é em questão da coordenação motora e do equilíbrio.

Apesar de nós termos indicado alguns sintomas, você só vai ter certeza que está com a doença de Machado-Joseph ao fazer um exame de sangue ou uma ressonância, que mostrará alguma disfunção cerebral.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook