Atualizado em: 20 junho 2011

Doença de Crohn: Sintomas e Causas

Saiba tudo sobre a Doença de Crohn, que pode afetar diversas partes do nosso organismo que faça parte do sistema digestivo. Saiba o que causa e como tratar.

Muitas doenças ainda atingem os brasileiros e muitos deles ficam sem saber qual o verdadeiro diagnóstico, por negligência hospitalar ou por semelhança de sintomas e sinais entre algumas doenças. Uma das doenças que não é muito comum e acaba sendo confundida com outras patologias é a Doença de Crohn.

publicidade:

O que é?

A doença de Crohn faz parte de um conjunto de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Nesse conjunto fazem parte a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa (RCU). Uma das características da Doença de Crohn é a inflamação que ocorre em uma ou em mais partes do tubo digestivo, ou seja, boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o ânus. O mais comum é a inflamação do intestino delgado, podendo ou não o intestino grosso estar envolvido.

Causas

Muitos já pesquisaram, mas não foram descobertas as causas que levam a Doença de Crohn, embora algumas pesquisas tenham relacionado os fatores ambientais e o tabagismo como fatores que influenciam no aparecimento da doença. Outras pesquisas também verificaram a influencia que fatores alimentares e infecções possuem sobre a origem da doença, notando que podem ter influencia no seu desenvolvimento.

Além de todos esses fatores, o fator genético também tem bastante influencia. Visto que alguém da família já teve a doença, as chances para alguém da mesma família ter também aumenta cerca de 25 vezes.

Sintomas

A Doença de Crohn costuma se manifestar entre 20 e 30 anos de idade, embora haja casos em bebês e em idosos. Dentre todos os sintomas, os mais comuns são a dor abdominal e a diarreia. Além disso, a doença também causa náuseas, vômitos e febre. Também são comuns as fístulas, que são aberturas que permitem comunicação entre o intestino com bexiga, vagina ou pele. Além de completamente desconfortável, as fístulas que permitem estas comunicações são responsáveis por processos infecciosos, devido a passagem de fezes para esses outros órgãos.

Tratamento

A Doença de Crohn não há cura, então seu tratamento se dá de maneira individualizada, ou seja, os sintomas que são tratados de modo separado, para que haja assim um controle deles, evitando possíveis complicações causadas pela doença. Em alguns casos, algumas pessoas portadoras da doença referem intolerância a certos alimentos, nesses casos é feita uma reeducação alimentar, eliminando alimentos que façam mal e adicionando alimentos que tragam benefícios. Além de uma dieta rica, também são receitados medicamentos para que haja controle da febre, dos vômitos e da diarreia.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook