Atualizado em: 30 junho 2013

Doação de Medula Óssea: Como é feita a doação

Muitas pessoas desconhecem como é feita a doação da medula óssea e trouxemos todas as informações e quem sabe assim mais pessoas se tornem doadoras!
Você Sabia?
O doador de medula óssea terá somente que ficar internado por 24 horas e em poucas semanas sua medula estará recuperada 100%.
Doação de Medula Óssea ( Foto: Divulgação)

Doação de Medula Óssea ( Foto: Divulgação)

A cada dia mais pessoas necessitam de doadores compatíveis para o transplante de medula óssea e por esta razão trouxemos informações a respeito de como é feita a doação e quem sabe mais pessoas se tornem doadores podendo assim salvar muitas vidas. Quando as pessoas possuem leucemias, linfomas e alguns tipos de anemia o transplante de medula se faz necessário e abaixo vocês encontrarão todas as informações.

Doação de Medula Óssea

  • Qualquer pessoa que possua boa saúde e tenha de 18 a 55 anos pode ser doador de medula óssea.
  • Infelizmente as chances de compatibilidade são em média de uma em cem mil, por isso é tão importante que cada vez mais pessoas se tornem doadores.
  • Para ser doador, basta ir a um hemocentro e se submeter a um exame de sangue para os testes necessários, além de fazer sua inscrição como doador e seus dados e resultados dos testes ficarão armazenados em um sistema informatizado que realiza os cruzamentos com os dados dos pacientes que necessitam do transplante.
  • Para o doador o incomodo é temporário e para o doente a diferença entre a vida e a morte.
Doação de Medula Óssea ( Foto: Divulgação)

Doação de Medula Óssea ( Foto: Divulgação)

Como é feita a doação

Assim que você for selecionado como compatível com algum paciente será chamado para fazer exames clínicos rigorosos e alguns outros exames complementares e somente depois é marcada a cirurgia que deve ser feita em centro cirúrgico, com anestesia e tem aproximadamente duração de duas horas.

publicidade:

São feitas múltiplas pulsões nos ossos posteriores da bacia e é expirada a medula em um volume de 15% somente e sem prejuízo a saúde do doador que estará recuperado em 15 dias.

É importante dizer que em poucas semanas a medula do doador estará completamente recuperada.

Seja você um doador de medula óssea e salve uma vida!

Doação de Medula Óssea ( Foto: Divulgação)

Doação de Medula Óssea ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook