Modificado em: 21 maio 2013

DNA e RNA Diferenças e Como São Usados

Você sabe a diferença entre RNA e DNA? Como Elas São Usadas? Confira agora neste artigo exclusivo quais as diferenças e como elas são benéficas para as propriedades do ser humano.
Você Sabia?
O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Como sabemos, a natureza é algo incrível. Se formos parar para refletir acerca do que é a vida e a existência, ficaremos perplexos com tudo o que nos envolve e nos forma. Apesar de vivermos sem nos dar conta, é incrível a complexidade existente presente em cada um de nós.

Não é a toa que o corpo humano é também chamado de “A máquina perfeita”. Não existe nada no mundo que funcione de maneira tão perfeita e singular quanto os seres vivos.

Coisas que até hoje, a engenharia como um todo não conseguiu fazer semelhante.

Para muitos alunos, uma das matérias escolares mais complexas e intrigantes é a Biologia. Afinal de contas, é lá que estudamos os seres vivos e o seu entorno.

Um dos assuntos que mais causa dúvidas é a diferença entre o DNA e o RNA. Vamos explicar pra vocês.

O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes.

Por sua vez, o RNA é o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado. As moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.

Dentre as principais diferenças entre DNA e RNA, podemos citar:

  • O açúcar do DNA é a desoxiribose enquanto que o do RNA é a ribose.
  • O DNA contém a timina e o RNA a uracil.
  • O DNA é um filamento duplo e o RNA é um monofilamento.
  • O DNA apresenta uma molécula longa e o RNA uma molécula curta

Confira abaixo uma imagem de como são diferentes.

E fique ligado, nós do Sempre Tops sempre traremos mais assuntos para você mandar bem na escola!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook