Atualizado em: 12 abril 2013

Diverticulite: Como tratar

Caso pretende tratar sobre diverticulite em casa, então sua dieta é a primeira coisa que você pode começar.
Você Sabia?
Que o quadro clínico se caracteriza por dor abdominal, alteração do hábito intestinal e febre. Nos quadros mais severos pode ocorrer a obstrução intestinal ou até mesmo a perfuração do divertículo
diverticulite-01

A diverticulite provoca a formação de bolsas e quistos no intestino grosso

A diverticulite nada mais é do que uma doença que ocorre quando um ou mais divertículos do intestino ficam inflamados ou infectados.

O que é um divertículo

É uma pequena bolsa que se forma na parede do intestino grosso semelhante a um dedo de luva.Este costuma ter um tamanho entre 0,5 e 1cm e se forma principalmente nas porções finais do intestino. Os divertículos costumam surgir na musculatura do cólon onde existem vasos sanguíneos.

publicidade:

Todo o paciente que apresentar pelo menos um divertículo identificado em algum exame de diagnóstico é considerado como portador da chamada diverticulose.

Por que os divertículos surgem

Os divertículos poderão surgir de uma fraqueza nas paredes do cólon associado a anos de pressão dentro do intestino. Seus principais fatores de risco são a idade. Que favorece muito o enfraquecimento da musculatura intestinal, contribui ainda para a formação de fezes de pequeno volume e não moldadas o que aumenta o trabalho do cólon para as empurrar em direções ao reto e ânus.

Outros fatores considerados de risco conhecidos é a obesidade e o sedentarismo.Mais de 30% das pessoas que tem acima de 60 anos e mais de 60% das pessoas que tem mais de 80 anos apresentam este tipo de problema.

O que é a diverticulite

Grande parte dos pacientes com este problema não apresentam sintomas, e muitas vezes sequer sabem que são portadores desta doença. Ela surge quando um dos divertículos fica inflamado.

A principal causa para a diverticulite é a obstrução dos divertículos por pequenos pedaços de fezes que favorecem a proliferação de bactérias dentro do mesmo.Não existe uma comprovação científica de que comer amendoins, sementes, milho de pipoca, ou outros alimentos possam causar a obstrução dos divertículos, isto é apenas um mito e pacientes não precisam evitar este tipo de alimentação.

Sintomas da doença

A diverticulite é chamada de apendicite do lado esquerdo, os sintomas poderão ser muito parecidos uma vez que o processo da doença é semelhante. Sensações de mal estar, dor intensa, febre, alterações no ritmo intestinal vômitos é um sinal de que existe algo errado. Eventualmente a doença também acontece do lado direito.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook