Atualizado em: 12 julho 2011


Sintomas da Disfunção Renal

Saiba tudo sobre a Disfunção Renal e como ela se manifesta. Todas as informações para que ainda não sabe como identificar e qual o tratamento de uma disfunção renal.
Alguns órgãos do nosso corpo são extremamente vitais, ou seja, sem eles não podemos viver. Além do coração e dos nossos pulmões, outro órgão que se faz extremamente necessário é o rim. Temos dois rins, que são responsáveis pela filtração do sangue e do líquido do nosso corpo, eliminando o que não precisa pela urina. Quando não temos o rim ou temos algum problema neles, não há esse processo de filtração, isso acarreta em severos problemas para o indivíduo. Entenda mais sobre a Disfunção Renal, seus sintomas e como ocorre o seu tratamento.

O que é?

A Disfunção Renal ou Insuficiência Renal é quando os rins perdem a capacidade de exercer suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda ou crônica. Aguda é quando há a perda abrupta dessas funções, crônica é quando a perda acontece progressivamente, sendo irreversível. No caso da insuficiência renal crônica, o corpo consegue ir se habituando a essa disfunção, o que faz com que o individuo note que possui o problema somente após um tempo, pois a disfunção se torna uma doença silenciosa.

Não se deve esperar a dor para poder procurar um médico, pois os rins possuem poucas inervações e só causam dor quando está inflamado ou dilatado, e na insuficiência renal isso não ocorre, ou seja, não terá dor para avisar que algo está errado. Normalmente, quem possui a disfunção renal perde pouca urina, mas como o organismo na maioria das vezes se adapta muito bem, muitos indivíduos ainda conseguem eliminar cerca de 1 litro de urina por dia.

Sintomas

Na maioria dos casos não há a presença de sintomas. Isso dificulta extremamente em um diagnóstico precoce, pois só será possível a detecção através de exame de urina ou caso haja alguma alteração morfológica nos rins, através do ultrassom. Então, em todos os casos é preciso que haja exames rotineiros, para poder identificar se há algo de errado ou não. Em alguns casos de disfunção renal, os portadores apresentam dores na região lombar, característica de dores nos rins. Isso normalmente só ocorre muito tempo depois e se tiver alteração na forma do rim. Um sinal que pode ocorrer, é diminuir a quantidade de urina feita no dia.

Por isso, faça sempre exames rotineiros para possíveis identificações. Não espere aparecer sintomas, faça uma manutenção sempre da sua saúde.

Causas

  • Hipertensão
  • Diabete
  • Doença Policística Renal
  • Glomerulonefrites
  • Infecções urinárias
  • Cálculos renais
  • Doenças da próstata

Tratamento

O tratamento é feito através de medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina que são prescritos para todos os pacientes com insuficiência renal crônica. Enquanto isso, é preciso que realize a diálise para que haja limpeza dos resíduos do sangue que seriam eliminados pela urina.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook