Atualizado em: 8 março 2013

Diferenças de Compressas Geladas e Quentes: Quando são indicadas

As compressas quentes são indicadas para o tratamento sintomático das cólicas abdominais, inchaço dos pés e dores musculares e articulações doloridas.
Você Sabia?
Que o trauma psicológico é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento. Pressupõe uma experiencia de dor e sofrimento emocional ou físico.
compressa quente

Muitas pessoas quando se machucam sempre escutam o conselho de usar uma compressa quente ou gelada

As compressas geladas e as compressas quentes são largamente usadas no tratamento de diversos tipos de contusões, mas cada uma delas é indicada para um tipo específico de tratamento.

Vejamos então quando cada uma delas é indicada

Compressas Geladas

Geralmente as compressas geladas são mais indicadas para os casos de traumatismo causados por quedas ou pancadas. Esses traumatismos rompem os vasos dos sistemas sanguíneo e linfático. O vazamento do sangue e da linfa, são os responsáveis pelos inchaços e hematomas (manchas roxas) que surgem na pele após a lesão.

publicidade:

Mas se logo após o traumatismo for aplicado gelo, os vasos se contraem, fazendo com que o fluxo do vazamento seja bem menor, o que faz com que o inchaço e o hematoma se reduzam também. Além disso, se a pele for resfriada a pelo menos 12ºC ou 13ºC, os receptores de dor, localizados no cérebro,diminuem o funcionamento, o que explica o efeito anestésico do gelo.

Compressas Quentes

Geralmente as compressas quentes estimulam a circulação e relaxam a musculatura. As compressas quentes devem ser usadas, algum tempo depois de sofrer o trauma. As compressas quentes fazem os vasos sanguíneos dilatarem, aumentando o fluxo de sangue na região tratada. Isso ajuda a conter o processo inflamatório.

Se houver formação de hematoma ou edema (inchaço provocado pelo líquido extravasado), o calor poderá dissolver o líquido que vazou dos vasos e se acumulou em torno da região afetada. Isso auxilia na reabsorção do líquido pelo organismo. As compressas quentes são utilizadas também para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook