Atualizado em: 4 outubro 2011

Dietilpropiona: Indicações, Contra-Indicações e Efeitos

O Dietilpropriona é um medicamento indicado para o tratamento de indivíduos obesos, visando a perda de peso para melhor qualidade de vida e da saúde. Se consumido em grandes quantidades pode causar muitos efeitos indesejados.

Muitas pessoas fazem o uso de medicamento sem saber o seu real efeito e sua verdadeira indicação. Um medicamento quando tomado sem prescrição médica pode causar severos problemas ao organismo. É preciso ir ao médico, realizar a consulta e usar apenas o medicamento que foi prescrito pelo médico, evitando tomar remédios por conta própria.

Dietilpropiona

O Dietilpropiona é um medicamento voltado para o tratamento de obesidade, podendo ser prejudicial se usado para outros fins. (Foto: Shutterstock)

Muitos medicamentos recomendados para pacientes com obesidade estão sendo consumidos normalmente para pessoas que simplesmente querem emagrecer, como a Dietilpropiona. É preciso saber que o medicamento precisa ser recomendado e prescrito pelo médico, do contrário, pode prejudicar a saúde de quem o administrar.

publicidade:

O que é o Dietilpropiona?

Também conhecida como anfepramona, o Dietilpropiona é um medicamento anorexígeno, ou seja, é um medicamento indicado para a perda de peso em casos de indivíduos obesos. É um remédio muito usado em fórmulas de emagrecimento, mas no Brasil é mais indicado para casos de obesidade.

A Dietilpropiona age através da inibição do apetite do indivíduo, agindo diretamente no Sistema Nervoso Central, mas é preciso cuidado, pois a Dietilpropiona tem ação psicoestimulante e potencial para causar dependência.

Indicações e Contra-indicações

[share]Como citado anteriormente, o Dietilpropiona é um medicamento indicado no tratamento de pessoas obesas, com o objetivo de perder peso para que o excesso de peso não interfira na saúde do indivíduo. O médico deve levar em consideração seu efeitos colaterais em potencial e avaliar se a utilização desse anorexígeno compensa em relação aos benefícios potenciais a serem obtidos pela perda de peso do paciente.

De acordo com a Anvisa, o Dietilpropiona está classificado dentro dos medicamentos psicotrópico anorexígeno, de forte potência e efeito.

  • Hipersensibilidade a aminos simpatomiméticos.
  • Arteriosclerose avançada.
  • Doença cardiovascular sintomática.
  • Hipertensão moderada ou severa.
  • Histórico de abuso de drogas.
  • Uso de Inibidor da monoamina oxidase a menos de 14 dias

Efeitos Colaterais

Dietilpropiona (2)

O Dietilpropriona se utilizado em maior quantidade do que o receitado poderá provocar efeitos como vômitos, náuseas e até convulsões. (Foto: Shutterstock)

Se o dietilpropiona for usado em grande quantidade, pode apresentar alguns efeitos colaterais, dependendo do indivíduo. Dentre todos os efeitos colaterais, a maioria se trata de Insônia, Hipertensão pulmonar, Derrame, Psicose, Taquicardia, hipertensão, arritmia e dor no peito, Alterações no libido, ginecomastia e irregularidade menstrual, visão turva associado a vômito, náusea, constipação e cólicas abdominais, Leucopenia, Tremores, euforia, agitação, nervosismo, ansiedade, dor de cabeça, depressão e convulsões, Alopecia, equimose e manchas na pele, Impotência sexual.

É preciso lembrar que nenhum medicamento deve ser consumido com álcool, suco ou leite, e nem haver nenhuma combinação, deve ser tomado somente com água, para que seu efeito não seja prejudicado, podendo não ter nenhum efeito ou causar efeitos indesejados, podendo levar o indivíduo a ter até uma parada cardíaca, chegando a falecer.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook