Atualizado em: 1 março 2011

Dicas de Postura para Evitar Dores


Dores nas costas, torcicolos ou mesmo dores nas pernas são queixas comuns, principalmente aos trabalhadores de regime sedentário. Geralmente tratadas com remédios antiinflamatórios, as dores acabam se tornando regulares, justamente pelo fato de o remédio gerar um alívio rápido, porém não duradouro.

A maneira mais eficiente de prevenir as dores mencionadas é o ajustamento na postura, visto que elas nada mais são do que reflexo da postura incorreta que só pode ser reparada com o comportamento apropriado, além de, se necessário, terapias adicionais, tais como massagens, Pilates, RPG etc., tudo sempre acompanhado de um médico, logicamente. Nunca tente se tratar baseando-se em conhecimentos populares ou mesmo familiares, procure sempre a orientação médica adequada ao seu problema, principalmente se ele persiste por semanas.

publicidade:

Ao lidar com computadores ou mesmo com pessoas em guichês de atendimento, é preciso que o seu foco – sendo a tela do monitor ou o rosto da pessoa através da janela – esteja na altura do seu rosto para que suas costas se mantenham eretas e apoiadas na cadeira durante todo o período de trabalho. É obrigatório por lei o seu empregador oferecer a você o apoio necessário para que essas condições sejam atendidas de modo a não prejudicar a sua postura.

Além disso, você também deve manter em mente que a postura correta deve ser mantida não só no trabalho como também em casa. Não forçar inclinação sobre a coluna, deixar que todo o peso carregado recaia sobre os membros em vez de recair sobre a espinha e praticar regularmente exercícios de forma correta são fundamentos importantes para quaisquer atividades que você realizar.

 

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook