Modificado em: 8 março 2012

Diabetes Mellitus tipo 1 e 2 - Sintomas e Tratamento

O diabetes é uma doença crônica que se divide em dois tipos, com duas causas e sintomas distintos. Conheça os tipo 1 e o tipo 2 da diabetes e saiba quais os sintomas e tratamento de cada tipo.
Você Sabia?
Atualmente, a diabetes tem afetado muitas crianças, e isso vem ocorrendo devido ao péssimo hábito alimentar, rica em gordura e glicose, trazendo precocemente uma doença crônica na vida de alguém.
diabetes-tipo-1-e-tipo-2

O diabetes é uma doença crônica que se divide em dois tipos, com duas causas e sintomas distintos. (Foto: Divulgação)

Uma das doenças que mais afeta a população atualmente é a Diabetes. Assim como essa doença crônica tem afetado grande parte das pessoas, outras também estão se tornando bem “comuns” e elevando ainda mais o nível de doenças crônicas no país. A diabetes está entre as principais, havendo ainda a Diabetes Mellitus do tipo 1 e 2, e poucas pessoas sabem qual a diferença entre os dois tipos. É essencial conhecer sobre os dois tipos de Diabetes, visando prevenir melhor a doença e se cuidar, evitando que um mal maior possa se instalar no organismo, como consequência dessa doença crônica.

Primeiramente, para conhecer os sintomas e o tratamento dessa doença, é preciso conhecer os detalhes dela e saber diferenciar seus tipos, que possuem causas diferentes e muitas vezes alguns sintomas diferenciados, além do tratamento, que também é específico para cada tipo, visando sempre a estabilidade da doença e a progressão do portador.

Diabetes Mellitus tipo 1 e 2

Conheça abaixo os dois tipos de Diabetes Mellitus e saiba identificar os sintomas e conheça o tratamento adequado para cada um.

Diabetes Mellitus tipo 1

O diabetes do tipo 1 é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das células que produzem insulina. Essa destruição ocorre porque o organismo identifica essas células como corpos estranhos, tendo uma resposta auto-imune, causando a destruição das mesmas. Essa mesma reação ocorre em outras doenças, como Lupus, esclerose múltipla, entre outras.

Diabete tipo 1

A diabete tipo 1 afeta muitas crianças pelo mundo. (Foto: Divulgação)

Com a destruição dessas células especializadas, o organismo para de produzir insulina ou produz em uma quantidade muito pequena. Sem a insulina, a glicose não consegue chegar até as células, que precisam dela para serem transformadas em energia para o nosso organismo. Por isso, a glicose acaba se acumulando no sangue, o que com o passar do tempo pode causar graves danos aos olhos, rins, nervos ou coração. A possível causa desse tipo de diabetes, é devido alguma alteração na genética, onde as pessoas portadoras nascem com genes que as predispõem à doença.

Sintomas da Diabetes Mellitus tipo 1

  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Fome freqüente;
  • Sede constante;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Nervosismo;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea;
  • Vômito
Tratamento da Diabetes Mellitus tipo 1
O tratamento se dá pela injeção com aplicação de insulina diretamente no sangue, no intuito de diminuir as altas taxas de glicose. Para diminuir essas taxas de glicose, o indivíduo também precisa seguir uma dieta rigorosa com baixo valor calórico e de açúcar, em vista de não alterar suas taxas metabólicas normais.

Diabetes Mellitus tipo 2

Esse é o tipo de diabetes que tem afetado grande parte da população. Esse tipo de Diabetes é o tipo que possui fator hereditário mais do que no tipo 1 e, também há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo, estimando que cerca de 60% a 90% dos portadores desse tipo sejam obesos.

Diabete tipo 2

A diabete tipo 2 é adquirida através do hábito alimentar, sendo mais comum que a tipo 1. (Foto: Divulgação)

Esse tipo de diabetes é caracterizado pela contínua produção de insulina pelo pâncreas, onde o problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. As células, por inúmeras razões, não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea. É o tipo bem mais comum que o tipo 1 e pode responder a tratamentos com dieta e exercícios físicos.

Sintomas da Diabetes Mellitus tipo 2

  • Infecções freqüentes;
  • Alteração visual (visão embaçada);
  • Dificuldade na cicatrização de feridas;
  • Formigamento nos pés;
  • Furunculose.

Tratamento da Diabetes Mellitus tipo 2

O tratamento do tipo 2 da diabetes é feita através de reeducação alimentar, com dietas específicas controlando sempre a glicose, e através também da prática de exercícios físicos, sempre para manter o organismo funcionando muito bem com relação a excreção de glicose. Também é administrado medicamentos para controlar a taxa de açúcar no sangue.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook