Modificado em: 12 julho 2012

Desnutrição Infantil - Causas, Sintomas e Tratamentos

Leia aqui e saiba mais sobre o problema relacionado a desnutrição infantil, entenda quais são as suas causas, saiba os sintomas e os tratamentos.
Você Sabia?
Os países que estão em desenvolvimento se correspondem por um total de 95% de desnutridos do planeta, enfim, a desnutrição infantil é uma das principais causas de nascimentos de crianças abaixo do peso normal, crianças que tem mais chances de adoecer durante a infância, adolescência e vida adulta.
Desnutrição Infantil - Causas, Sintomas e Tratamentos

Foto: Divulgação.

A desnutrição infantil sem dúvidas, deve ser tratada como um assunto importante para a sociedade, ou seja, dependendo da maneira em que a criança for tratada, ela corre um sério risco de crescer desnutrida.

Resumidamente, a desnutrição é o nome a que se dá para a doença causada pela falta da baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais de modo geral.

Causas

De um modo geral, é muito importante que as pessoas se alimentem e alimentem corretamente os seus filhos, afinal, quem é que vive sem se alimentar-se. De acordo com pesquisas, as principais causas da desnutrição é uma das principais doenças que atingem as crianças desde o nascimento.

A desnutrição infantil também pode ser causada pela incapacidade do organismo de absorver corretamente os nutrientes dos alimentos que ingere (anorexia, por exemplo). Geralmente, a desnutrição infantil atinge as pessoas de baixa renda e sobretudo, as crianças dos países mais pobres.

Sintomas

Os sintomas ou manifestação da desnutrição infantil pode acontecer dentro de casa ou até mesmo na escola, geralmente elas ocorrem através de manifestações leves e que podemo limitar o desenvolvimento físico e intelectual de uma criança, fazendo com que esta tenha maiores chances de evadir-se da escola com tenra idade.

É importante que todos realmente saibam o quanto a desnutrição infantil é algo muito sério e deve ser tratado com agilidade, suas complicações decorrentes podem causar; anemia severa, diminuição da secreção do ácido clorídrico (que tem, entre algumas funções, a capacidade de “esterilizar” o que comemos) no estômago e, em função disso, proliferação de bactérias (fato que já predispõe a um número maior de doenças).

Tratamento

As condições sobre as quais a desnutrição infantil se acomete, elas podem fazer com que o filho perca a força, tenha dores de cabeça, sem contar que atrapalha na educação estudantil. Para o tratamento, a prioridade para uma recuperação vem dos depósitos de gordura e que garantem um suporte energético para o processo anabólico do crescimento.

Existem maneiras simples e que ajudam a criança a não ter a desnutrição e até mesmo controlar o problema, são medidas como saber educar os filhos, tanto na hora de dormir, como dar alimentos saudáveis para os filhos comerem, organizando os horários das refeições e acrescentar uma colher de sopa de óleo vegetal nas refeições principais, isso ajuda e muito.

Saiba mais


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook