Atualizado em: 5 agosto 2011

Desidratação: Sintomas e Tratamento

A desidratação vem em decorrência de alguns problemas que o nosso organismo sofre. Saiba quais são as causas da desidratação e qual suas consequências.

Quando estamos doentes por alguma razão que cause vômitos ou diarreia, graves consequências são trazidas ao nosso corpo, como a desidratação, por exemplo. A desidratação é sempre consequência de algo que está afetando nosso corpo e fazendo com que ele perca muito líquido, ficando desidratado. Saiba mais.

O que é?

Quando nosso corpo está com algum problema e estamos doentes, o nosso organismo acaba sofrendo uma deficiência na concentração de água e a sua manutenção acaba sendo prejudicada. Decorrente de doenças que façam perder bastante líquido, a desidratação é uma consequência e em casos graves pode até levar a morte.

publicidade:

Causas da Desidratação

  • Baixa ingestão de líquidos, principalmente de água
  • Perda excessiva de líquidos corporais causados por:
  • Vômitos;
  • Diarréia;
  • Produção excessiva de urina;
  • Sudorese excessiva;
  • Exposição prolongada à luz solar;

Sintomas

Quando estamos desidratados também temos sintomas e sinais que indicam a desidratação, como: aumento da sede e redução da urina; fraqueza e fadiga; tontura e dores de cabeça; boca e/ou língua seca; problemas na atividade renal; irritabilidade ou estresse, entre outros sintomas.

Em casos da presença da desidratação em bebês, pode-se notar ainda se há lágrimas enquanto eles choram ou se molham pouco as fraldas.

Tratamento e Prevenção

É muito importante que haja a prevenção, pois como citado anteriormente, uma vez não bem tratada, a desidratação pode levar o indivíduo a morte.

Como prevenção e tratamento da desidratação, o indivíduo deverá fazer a ingestão de bastante líquido, evitar ficar muito tempo ao sol e o calor excessivo, a ingestão de soro caseiro ou de soro industrializado. Lembrando que o mais importante é levar o indivíduo desidratado ao médico, para que seja feito o tratamento apropriado. Procure ingerir bastante água e outros líquidos, principalmente quando estiver doente. Evite que a desidratação e outras doenças como a presença de Pedra na Bexiga tome conta do seu organismo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook