Atualizado em: 29 outubro 2012

Dermatofitose - Causas e Tratamento desta micose de pele

A dermatofitoses são micoses superficiais nas quais a infecção por parte dos fungos afeta as camadas superficiais da pele.
Você Sabia?
Que a Dermatofitose infecta os tecidos superficiais constituídos por células mortas e queratinizadas, como as da pele, pêlos (incluindo cabelo) e unhas, mas não afectam os tecidos vivos. Em cultura ou na vida livre não parasitária, apresentam estruturas de reprodução sexual, mas no Homem reproduzem-se assexuadamente.

Dermatófitos são fungos filamentosos, que formam hifas organizadas em micélios

A micose de pele é um problema comum entre as pessoas e causam muito desconforto evitando assim com que algumas pessoas utilizem certos tipos de roupas e sapatos, elas são caracterizadas por uma macha arredondada e podem surgir em várias regiões do corpo.

Elas ocorrem somente nas camadas superficiais da pele, mas também existem micoses que podem afetar as estruturas internas do corpo humano como o pulmão e o coração.

publicidade:

Tipos de Dermatofitose

Tinea Corporis: essa afeta a pele que não tem pelos, essa é a mais comum, sobretudo em pessoas mais obesas, causadas pelos fungos M. canis ou T. mentagrophytes.

Tinea Pedis: mais conhecida como “pé de atleta” causa lesões vesiculosas nos dedos o escamações nas regiões plantares dos pés causada pela espécie T. rubrum, T.mentagrophytes e E.floccosum.

Tinea da barba: causada por agentes dermatófitos zoofílicos (de animais) e a sua incidência, além de baixa é quase exclusiva de meios rurais. As lesões são localizadas na face, na zona com barba e podem ser superficiais (anulares com bordos vesiculo-pustulosos) ou profundas (massas nodulares infiltradas de cor vermelho-arroxeada).

Tinea do couro cabeludo: pode surgir em qualquer idade e é caracterizada pelo surgimento de placas escamo-crostosas e possuem a cor amarelada. Pode levar a perca de cabelo. Causada pelo agente T. schoenleinii.

Tinea tonsurante tricofítica: surgem pequenas placas em grande quatidade no local onde o cabelo cai, os cabelos votam a crescer pois a micose possui uma cura espontânea, normalmente surge na puberdade, embora também possa surgir nos adultos. Causada pelos agentes T. tonsurans, T. violaceum e T. rubrum.

Tinea tonsurante microscópica: essa micose é contagiosa, principalmente entre os jovens, ela é caracterizada por placas grandes e circulares, mas possui uma cura espontânea na puberdade e não deixa marcas.

As micoses podem permanecem para sempre, principalmente nos locais úmidos e interdigitais, com tudo o ideal é que se procure um médico pois os tratamentos podem resultar no desaparecimento ou amenizar somente a sua intensidade.

Causa

Essa infecção é causada por um fungo, normalmente aparecem em crianças, porem pode aparecer em pessoas em qualquer idade. Elas não são perigosas pois o fungo não está equipado para invadir totalmente o corpo, ele se alimenta de células mortas queratinizadas da pele, unhas e pelos. A infecção pode resultar do contato direto entre pessoas, de pessoas com animais ou do contato com o solo onde estão os parasitas.

Tratamento

O diagnostico é feito pela observação no microscópio, com as amostras do paciente. O tratamento pode ser prolongado e São usados griseofulvina, o cetoconazol, a terbinafina,o fluconazol e o itraconazol ou substâncias com os seguintes princípios activos: Miconazole, Clotrimazole, ou o Tolnaftate (também conhecido comercialmente em Portugal por “Tinaderme 1%”. Para mais informações consulte dermatologista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook