Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Depressão Sazonal - Sintomas e Tratamento

A depressão sazonal se caracteriza pela falta de vontade de fazer as coisas e a opção por permanecer na escuridão. Conheça mais sobre essa doença e saiba qual o tratamento mais adequado para ela.
Você Sabia?
A depressão pode acontecer devido a algum trauma ou simplesmente pela continuidade de eventos tristes na vida de alguém. Por isso, além do stress, a depressão tem sido considerada a doença do novo século.
Depressão Sazonal

A depressão sazonal se caracteriza pela falta de vontade de fazer as coisas e a opção por permanecer na escuridão. (Foto: Divulgação)

A depressão é um dos problemas que mais acomete as pessoas na atualidade. Com tantos problemas no dia a dia, ou por fortes decepções, muitas pessoas acabam entrando nesse mundo, muitas vezes sem volta, que é a depressão. Mas nem sempre a depressão é aquela que vem e fica, também existe a depressão sazonal, aquela que surge em um determinado período da vida.

A depressão sazonal é um tipo de doença que muitas pessoas apresentam em um grau maior ou menor, isso irá variar em cada indivíduo. Algumas pessoas apresentam mudanças, mas nada que as faça procurar um médico, já outras sentem essas mudanças bem intensamente, fazendo com que elas busquem ajuda profissional.

publicidade:

É possível identificar a doença por alguns sintomas, embora seja um pouco difícil, em vista de que os sintomas são comuns, necessitando de um diagnóstico diferencial. Por essa razão, muitas pessoas acham que estão normais, mas na verdade estão com depressão sazonal, e não conseguem diferenciar os sintomas de situações habituais.

Saiba aqui como diferenciar a depressão sazonal da depressão comum, quais os sinais e sintomas e como é realizado o tratamento em casos de pessoas portadoras de depressão sazonal.

Sintomas da Depressão Sazonal

  • Dentre todos os sintomas apresentados pela pessoa com depressão sazonal, alguns são mais típicos, outros nem tanto. Confira abaixo os sintomas mais comuns:
  • Dormir por mais horas por dia, principalmente no inverno, e mesmo dormindo mais, ainda sente dificuldade de acordar pela manhã e acordam cansadas.
  • Aumento significativa do apetite, vontade maior de comer carboidratos, como chocolates e “besteiras”.
  • Dificuldade de concentração e problemas na execução de tarefas rotineiras, cansaço, isolamento social e diminuição do apetite sexual.
  • Mudanças repentinas no humor, como irritabilidade, apatia, baixa auto estima e sensação de depressão
  • Para as mulheres, há uma piora na tensão pré-menstrual

Causas e Tratamento da Depressão Sazonal

Dentre as possíveis causas já citadas em estudos sobre a depressão sazonal, algumas estão ligadas aos seguintes fatores:

  • Aumento da melatonina, que é um hormônio que regula o sono, produzido no escuro.
  • Diminuição da Serotonina, atingindo seu pico quando a pessoa se expõe à luz.

Por isso, a depressão sazonal é muito conhecida como depressão de inverno, pois as pessoas passam a preferir ambientes escuros e fechados, ao preferir a claridade.

Assim como a depressão comum, o tratamento da depressão sazonal é basicamente medicamentoso, mas muitas pessoas sentem a melhora com o uso da Fototerapia, dispensando até as doses de antidepressivos que são administrados. É um tratamento feito onde a pessoa não precisa olhar diretamente para a luz, mas precisa ficar com os olhos abertos, de modo que a luz ilumine os olhos por mais ou menos 30 minutos. É um tratamento feito na parte da manhã, para que seja mais eficaz. Com esse tratamento de Fototerapia, mais de 80% das pessoas com depressão sazonal sentem a melhora significativa dos sintomas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook