Atualizado em: 16 setembro 2013

Cuidados com a depressão causada por dificuldades financeiras

A depressão provoca tristeza, pessimismo e baixa autoestima, veja aqui os cuidados que devem ser tomados com a depressão causada por dificuldades financeiras.
Você Sabia?
Que a depressão é o quinto maior problema de saúde pública do mundo, a depressão não tem cura, na década de 70 surgiram os primeiros antidepressivos.
Depressão causada por dificuldades financeiras

A depressão é um elevado fator de risco para o suicídio

Muitas vezes os problemas financeiros podem trazer danos à saúde das pessoas. E não somente para as pessoas que perdem suas fortunas, mas também para as pessoas que tem contas com o pagamento em atraso, que perderam o emprego, que tem empréstimos para pagar ou até para quem não consegui suprir as suas necessidades básicas de sobrevivência.

Assim as dificuldades financeiras podem influenciar os indivíduos de maneiras diferentes, onde nos Indivíduos que têm uma personalidade mais controladora, a dificuldade financeira pode leva-los a sofrer mais de problemas do coração. Já nas pessoas mais emotivas, as dificuldades financeiras podem leva-las à depressão. Tudo vai depender do perfil da pessoa.

publicidade:

Sobre a Depressão

Sendo que as dificuldades financeiras podem fazer a pessoa sofrer de distúrbios que além da depressão, incluem estresse, alcoolismo, ansiedade e distúrbios do sono.

Mas  as pessoas com autoestima baixa costumam sofrer mais com estas doenças, pois essas pessoas veem mais valor e poder no dinheiro do que nelas próprias.

Assim que a família e amigos suspeitarem de que uma pessoa está com depressão por dificuldades financeiras devem aconselhar a mesma a procurar por um tratamento, sendo que o mais aconselhável seria uma terapia, que apesar de ser mais longa, dará todo o apoio psicológico para a pessoa encontrar saídas dignas para a sua situação.

A própria pessoa que está com depressão por dificuldades financeiras  pode tomar consciência de que não está bem e procurar uma assistência psicológica e médica. Mas, outro cuidado necessário é que a família da pessoa deprimida por questões financeiras também de o amparo necessário, pois é muito importante que a pessoa tome consciência que não esta sozinha para enfrentar o problema.

Há inclusive  empresas, que sabem das consequências que as crises financeiras podem trazer para os seus funcionários, como falta de concentração, depressão, baixa rentabilidade, e assim promovem palestras, apoio psicológico, aulas com economistas que ensinam como colocar as finanças em dia, enfim diversas ferramentas oferecidas dentro da própria empresa onde a pessoa trabalha, para que ela volta ao seu equilíbrio.

Enfim, a pessoa com depressão por dificuldades financeiras precisa saber que pode contar com o apoio e orientação de profissionais especializados e da família e amigos.

Vídeo sobre Depressão

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook