Atualizado em: 28 fevereiro 2013

Dançaterapia: Indicações e Benefícios

Dançaterapia é uma disciplina pedagógico terapêutica relacionada ao movimento corporal de dança.
Você Sabia?
Que o homem foi o primeiro a manifestar o movimento de dança que teve inicio há mais de 15 mil anos.
Bill_T_Jones_Arnie_Zane_Dance_-_credit_Lois_Greenfield

O Renascimento da dança surgiu como atividade social, ou seja, como expressão do fato de pertencer a determinada classe ou grupo socia

A Dança é uma terapia de se autoconhecer, com as expressões corporais. Esse é o objetivo dessa dança, criada á mais de 50 anos e praticada até hoje. A Dançaterapia é conhecida por auxiliar no tratamento de deficiências físicas e alguns distúrbios psicológicos.

Como podemos explicar? A medicina tradicional se preocupa com aquilo que está doente ou morto no corpo do paciente, na dança ela vai mais além, ela se preocupa com aquilo que está vivo dentro do corpo. A Dança terapia pode ser aplicada em qualquer idade do ser humano e também não existe contra indicações e, além disso, também não existe estado de saúde para fazê-la.

publicidade:

O que é Dança Terapia

A Dança Terapia ou a Dança Movimento Terapia é uma terapia psicodinâmica pertencente ao grupo das terapias como a Musicoterapia, a Arte terapia e o Psicodrama. Já a Dança Movimento Terapia nasce da união entre dois campos: a dança e a psicologia. Se baseando nisso, principalmente entre a ponte movimento e emoção, você trabalha com o corpo e com a própria língua, procurando uma interação, entre corpo e a mente. O movimento do corpo pode levar a mudanças psicológicas deixando você mais saudável e no desenvolvimento pessoal.

Quem pode Praticar

Qualquer pessoa que quer melhorar a sua qualidade de vida pode estar fazendo, principalmente aqueles seres humanos que tem problemas emocionais, de ansiedade, nos relacionamentos, problemas com o comportamento, atrasos nos desenvolvimentos, pouca autoestima, demências e etc. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, qualquer pessoa pode fazer um processo de Dança Terapia.

O percurso da Dançaterapia é para quem procura ampliar as próprias capacidades de relação entre os bloqueios emocionais, o medo do contato com outras pessoas e as dificuldades com si mesmo e com o corpo. Essa dança tem sido feita em vários lugares do mundo, não só no Brasil, como na Itália, Argentina e até no Nepal.

Vídeo da Dançaterapia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook