Atualizado em: 12 outubro 2011


Todos os Cuidados Pós Cirurgia

Independente da cirurgia feita, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar possíveis complicações e infecções pós cirurgia. Higienização do curativo, evitar esforços, estão entre os principais cuidados.
Ao realizar um procedimento cirúrgico, seja ele qual for ou aonde for, são necessários alguns cuidados para que não haja problemas como infecções e o desenvolvimento de enfermidades mais sérias e graves. Uma vez que seja planejada uma cirurgia, é preciso trabalhar desde o momento pré cirurgia, para que tudo ocorra bem e sem imprevistos. Após uma cirurgia é muito possível que haja complicações pós-operatórias, principalmente em cirurgias grandes como a abdmonial. Uma complicação pode acontecer com qualquer pós-operado e em qualquer setor do organismo.

Cuidados Pós Cirurgia

Os cuidados após a realização de uma cirurgia são imprescindíveis e responsáveis pela prevenção de possíveis complicações e infecções no organismo. (Foto: Shutterstock)

Cuidados após uma cirurgia

De acordo com cada setor do organismo os cuidados são maiores, mas existem cuidados que são básicos.

Sem esforço

Independente da cirurgia um dos cuidados básicos é não realizar tarefas que necessitem de esforço. Fazer força irá aumentar a pressão em todas as áreas do corpo, o que pode causar num rompimento e outros problemas mais sérios, como o rompimento de pontos cirúrgicos internos ou externos, o que pode levar a um sangramento.

Medicamento na hora certa

Não se deve vacilar com relação a hora certa de tomar a medicação. Após uma cirurgia, o médico sempre receita um antibiótico para prevenir contra as possíveis infecções, já que o procedimento cirúrgico é um tanto quanto invasivo. Uma vez que esse medicamento não seja tomado no horário certo, já não terá o efeito normal, o que pode facilitar no aparecimento de uma infecção.

Cuidados com curativos

[share]Quando há uma cirurgia, são dados pontos após para fechar a incisão que foi realizada e é feito um curativo. Esse curativo terá que ser cuidado, higienizado e trocado constantemente para que não haja focos de infecção e evite qualquer problema maior. Verifique frequentemente o estado do curativo e como está o corte da cirurgia, verificando se não há a presença de pus, se está vermelho, inchado e quente, pois esses são sinais de infecção.

Indicações após a cirurgia e Repouso

Após uma cirurgia é necessário muitas vezes que haja uma readequação do órgão ou membro operado. Por exemplo, se operamos o joelho, será necessário fazer Fisioterapia para recuperar os movimentos com a amplitude que tínhamos antes. Então, um dos cuidados que se deve ter é em realizar todas as indicações dadas após uma cirurgia, para recuperar a função o mais rápido possível.
Em algumas cirurgias é necessário repouso absoluto. Se o caso for esse, respeite e não se esforce. Fazer força ou qualquer coisa nesses momentos que se deve ter repouso é extremamente perigoso. Por isso, não ponha sua vida em risco.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook