Atualizado em: 18 abril 2013

Cuidados para evitar a depressão pós-parto

A depressão pós parto pode manifestar-se com sintomas que vão de tristeza ,apatia, falta de apetite, falta de interesse no bebe, até violência contra o bebe e suicídio.
Você Sabia?
Que Depressividade trata-se de depressividade em caso de personalidade de traços depressivos. São casos onde há um conflito interno. Faz parte da natureza do sujeito a sua personalidade depressiva.
depressão pós-parto 1

A depressão pós-parto propriamente dita inicia-se até o sexto mês após o parto

A depressão pós parto costuma atingir uma em cada dez mulheres e manifesta-se aos poucos com sintomas que vão de tristeza ,apatia, falta de apetite, falta de interesse no bebe, até violência   contra o bebe e suicídio.

Como Evitar a Depressão Pós-Parto

1) A mulher não precisa agir como uma super mulher e não deve ser cobrada pela família para que dê conta de tudo, ela deve ter um tempo para cuidar de si mesma e diminuir os excessos de compromissos sociais nesta fase, até para ficar mais descansada.

publicidade:

2) Cuidar para dormir bem é essencial, para não sofrer de estafa e irritação. Se for preciso a mulher deve pedir ajuda  ao marido e a família para auxiliar nos cuidados com o bebê.

3) Fazer uma alimentação bem balanceada também é essencial. Deve-se colocar no cardápio da nova mamãe alimentos como leite, cereais,frutas, legumes, vegetais, sucos, etc.

4) A mulher deve ter um tempo para si mesma, dedicando um tempo para ler, relaxar, tomar banho relaxante, massagem, etc.

5) A mulher deve ter um tempo sozinha com seu marido, para conversar, sair para jantar ou ir passear, pois o mundo não pode girar apenas em torno do bebê.  Os pais do bebe devem pedir a alguém de confiança que fique com seu filho para que eles possam sair.

6) A mulher deve evitar discussões e ser menos crítica consigo mesma, para evitar o cansaço e a irritabilidade.

7) Pedir a  ajuda dos familiares com o bebe e fazer um passeio, uma caminhada, assim diminuirá tensões e preocupações.

8 ) A mulher deve visitar o seu médico quantas vezes for necessário, para conversar e tirar dúvidas. E caso notar algum sintoma de depressão, a mulher deve procurar logo o seu médico.

9) Os sintomas como ansiedade e pouco de sono, podem baixar a produção do leite materno.

10) A mulher deve fazer alguma atividade de interação entre mãe e bebê, pois além de acalmar o bebê ,o ajudará a dormir melhor e a ter mais  equilíbrio emocional.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook