Atualizado em: 20 junho 2013

Cuidados com bebês que nascem antes do tempo (prematuros)

A causa de mortalidade de crianças de até sete dias de vida, a prematuridade atinge hoje 10,5% dos nascimentos no Brasil.
Você Sabia?
Que o bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas enfermidades.
bebe prematuro 2

Um bebê que nasceu com menos de 37 semanas de gestação é considerado um bebê prematuro

Os bebês prematuros são os que nascem antes do tempo normal de gestação. Sendo que muitos desses bebês não podem ir para casa com a mãe, tendo de ficar muitas das vezes em incubadoras. Já outros bebês apesar de nascerem prematuros precisam apenas ganhar peso para seguirem o seu crescimento normal, como qualquer outro bebê.

No hospital, o bebê prematuro muitas vezes é mantido em incubadora para manter a temperatura corporal constante, além de receber ajuda artificial para respirar. Também é comum que haja períodos de contato físico com a mãe ou pai através do canguru, que vem a ser uma espécie de bolsa que mantém o corpo do bebê colado ao dos pais, o que vem a ser um estímulo psicológico importante para a recuperação do bebê.

publicidade:

Cuidados

Mas os principais cuidados que devem ser tomados pelos médicos e pais dos bebês prematuros dizem respeito ao estado e desenvolvimento do sistema nervoso central, rins, pulmões e sistema auditivo. Onde exames complementares dirão se há má formação destas áreas, além do acompanhamento do desenvolvimento das áreas que apresentavam problemas.

Outro cuidado imprescindível é o bebê prematuro receber o leite da mãe e assim que pegar peso e puder sugar o peito ele deve receber o alimento direto de sua mãe.

Também o acompanhamento médico de um pediatra deve ser frequente, sendo que muitas vezes as visitas ao pediatra são feitas semanalmente.

Tanto quanto os outros bebês que nasceram no tempo de gestação normal, os bebês prematuros precisam que seus pais fiquem atentos também para os seguintes cuidados:

  • Coloque o bebê para dormir de lado, para evitar que se engasgue com o próprio vômito;
  • coloque o bebê no berço, com uma elevação de aproximadamente 30º para que não aconteça refluxo (volta do leite pelo tubo digestivo);
  • nunca deite o bebê de bruços, pois esta posição é associada à causa da morte súbita em bebês.

Informação

Sendo que um bebê nascido com menos de 37 semanas de gestação é considerado um bebê prematuro, mas há casos em que esses bebês são mais fortes e saudáveis que outros que nasceram na época considerada normal e podem ir para casa devendo ficar sob os cuidados dos pais.Até porque o peso do bebê é mais importante do que o período de gestação que a mãe teve.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook