Atualizado em: 3 abril 2012

Cuidado com as Orelhas

Para os que pensam que a cera da orelha é algo que deve ser limpo a todo o tempo, se engana pois isso trata-se de algo que ajuda a manter a parte do seu corpo hidratada e contribui para evitar problemas como infecções, é claro, você não deve deixá-la sem limpar, ao menos três vezes por semana, mas de leve, você pode limpar os ouvidos!
Você Sabia?
Além de ser algo que realmente incomoda, a enxaqueca, trata-se de uma condição clínica que é configurada por vários graus de dores internas na cabeça.
Cuidado com as Orelhas

Foto: Divulgação.

Com certeza, nem sempre as pessoas sabem realmente como tratar da saúde de suas orelhas, mesmo que seja uma parte do corpo na qual parece fácil de se tratar, não é algo tão simples assim, temos que ter o maior cuidado possível ao cuidar desta região, isso mesmo, algo que, se pensarmos bem, não é uma coisa na qual se deva deixar de lado, pois suas funções são mais do que válidas para a nossa vida.

A Orelhas

As orelhas compõem a nossa face e ajudam no bem estar do rosto, enfim, não importa o lugar no qual estejamos, é sempre importante saber que, além de ser a parte em que precisamos para entender e ouvir as coisa, é sem dúvidas, algo que temos todos que cuidar da melhor maneira a todos os dias, desde a hora em que levantamos atá a hora de ir dormir.

publicidade:

A orelha externa para quem não sabe, ele é formada pelo pavilhão auricular (orelha) e pelo conduto auditivo externo (onde a cera é produzida), isso mesmo, se acham que esta cera é algo sem higiene, pode até ser em certo ponto, mas estejam certos, esta cera é algo importante.

Existe também a orelha média na qual funciona uma cavidade situada entre as orelhas externa e interna.  A orelha média contém ar e possui 3 ossículos (martelo, bigorna e estribo), que levam som à orelha interna.


Cuidados

Para aqueles que ouvem bem, sem dúvidas, não devem ter reclamações quanto ao assunto audição, mas saibam, muito além disso, não é somente ter a orelha limpa, mas sim, manter esta região sempre saudável. O estribo é o menor osso do corpo humano se não sabem, isso mesmo, o som é captado pela nossa orelha (OE), entra na OM e faz o tímpano vibrar (membrana bem fina e muito sensível).,

Segundo pesquisas, o nosso aparelho auditivo consegue ampliar o som cerca de cento e oitenta vezes até o estímulo chegar ao nervo acústico, isso quer dizer que levará a informação ao cérebro, enfim, quando movemos a cabeça, movimentamos também os líquidos existentes nos canais semicirculares e no vestíbulo da orelha interna.

É muito importante que todos saibam como cuidar das orelhas, ou seja, por tratar-se de algo que é realmente importante para a saúde e para a nossa audição, as orelhas tem aquela parte em que chamamos de ouvido, pois bem a limpeza nele é algo essencial, mas tenha cuidado, a melhor forma de se cuidar não só das orelhas como dos ouvidos é não utilizar apenas o cotonete!

Se caso você utilizar o cotonete a todos os dias e a todas as horas, aquela cera que lubrifica e ajuda a manter seu ouvido lubrificado, pode causar um mal, onde até mesmo a inflamação pode prejudicar a saúde.

Quanto a lavar e enxugar os ouvidos, o ideal é usar a própria toalha e limpar apenas a parte de fora, na frente e atrás. Pode deixar que o médico cuida da parte de dentro! – Para saber tudo sobre as orelhas e ouvidos acesse – (www.sobiologia.com.br).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook