Atualizado em: 30 setembro 2011

Cuiabá vive surto de toxoplasmose

Com cerca de 18 casos confirmados em laboratório, o estado de Cuiabá está passando por um período de surto de Toxoplasmose, doença infecciosa causada por um protozoário.
Surto de Toxoplasmose em Cuiabá

Já são 18 casos de 29 de Toxoplasmose confirmados em Cuiabá. (Foto: Shutterstock)

De acordo com a Secretaria da Saúde de Cuiabá, o estado vive atualmente uma situação de surto de toxoplasmose, doença infecciosa causada por protozoário. Dentre os casos de contágio da doença no estado, estão 29 pessoas, sendo 18 delas com casos confirmados por laboratório.

O surto teve início há aproximadamente nove dias, tendo confirmação de 18 casos de toxoplasmose, sendo os casos a maioria em homens adultos, mas há um caso em criança de 18 meses e outros quatro em adolescentes.

publicidade:

Cuiabá na luta contra a toxoplasmose

As unidades de saúde, os médicos infectologistas e o Conselho Regional de Medicina já foram alertadas pela secretaria de saúde, anunciando que fará uma fiscalização sanitária em estabelecimentos relacionados a produtos ou serviços passíveis de atuarem como fonte de infecção.

Como modo de prevenção, a população será orientada a seguir uma série de medidas de controle, como evitar a ingestão de carnes mal cozidas ou mal passadas, não ingerir água que não seja de procedência segura, realizando a fervura da mesma antes, eliminar fezes de gatos em locais seguros e realizar a higienização das mãos após a manipulação de carne crua, terra ou areia.

[share]De acordo com a secretaria da saúde, nos últimos dez anos, foram registrados cerca de dez surtos de toxoplasmose no Brasil, sendo o maior deles em Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, no ano de 2001, com registrados 426 casos.

 

Sobre a toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode ser congênita ou adquirida ao longo do tempo. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e causa sintomas como febre, gânglios inchados, aumento do fígado e manchas avermelhadas pelo corpo.

É uma doença que deve ser detectada em seu início para que não deixe sequelas no corpo. Em casos de grávidas, é preciso ter um cuidado redobrado, pois uma vez contaminada, a mãe poderá passar a doença para o filho, que poderá nascer com alguma má formação ou sequelas causadas pela doença. Por isso, é extremamente importante a realização de exames de gravidez para a detecção precoce da presença de doenças causadas por protozoários.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook