Atualizado em: 22 janeiro 2013

Crioterapia: indicações e como funciona

A Crioterapia pode ter um uso simples como uma bolsa de gelo para contusões, ou até com aparelhos médico-hospitalares para cirurgias.
Você Sabia?
Que a Crioterapia é um grupo de diversas técnicas e procedimentos na Fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo.
CRIOTERAPIA-01

Crioterapia é um aliado dos atletas no dia a dia, onde serve para curar lesões

A Crioterapia é uma técnica terapêutica na qual é aplicada qualquer substância ao corpo, levando à retirada da temperatura corporal e, deste modo, reduzindo a temperatura dos tecidos.

A Crioterapia funciona retirando o calor corporal induzindo o mesmo a um estado de hipotermia favorecendo, assim, uma diminuição da taxa metabólica local, gerando nas células uma queda da necessidade de oxigênio.

publicidade:

Tratamento

O tratamento com Crioterapia funciona trazendo o efeito anestésico, a redução da dor, a redução do espasmo muscular, a estimulação do relaxamento, a possibilidade de mobilização precoce, a melhora na amplitude de movimento, a diminuição do edema e hematoma, a redução da circulação e dos processos inflamatórios, a preservação da integridade das células e do tecido que foi lesionado.

Sendo que a Crioterapia é usada  para o tratamento de lesões ou traumas, além de ser  utilizada para tratamentos estéticos, como tratamento de gordura localizada (lipodistrofia) e flacidez, além de remoção de protuberâncias estaticamente indesejáveis (criocirurgia), utilizando-se nitrogênio líquido), entre outros.

Geralmente a Crioterapia é utilizada para:

  • Traumatismos mecânicos;
  • Dores cervicodorsolombares;
  • Processos infecciosos;
  • Espasmos musculares;
  • Edemas pós-traumáticos;
  • Artroses;
  • Lesões periarticulares;
  • Certos pós-operatórios, como, por exemplo, artroplastia total do joelho.

 Vídeo sobre a Crioterapia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook