
Os insectos atuais são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado, protegido por um exosqueleto rígido de um material conhecido como quitina.
As crianças com sua curiosidade natural, querendo descobrir o mundo, muitas vezes correm perigos, sem nem mesmo terem a noção de que o ambiente pode feri-las.Com o calor e as chuvas constantes aumenta e muito o número de insetos na natureza e nas cidades também.
Só que as crianças podem sentir vontade de se aproximar e tocar esses insetos que se forem peçonhentos, podem causar desde feridas difíceis de curar até a morte das crianças.
Veja o que fazer quando a criança sofrer picadas de insetos
Primeiro lave a região da picada com água e sabão
Se o ferrão ainda estiver no local, retire-o cuidadosamente com uma pinça; esterilizada sob fervura, sem apertá-lo. Lave a picada com água e sabão
Faça compressa de água fria ou gelo e aplique pomada anestésica
Em caso de coceira excessiva, use um creme anti-histamínico
Nos casos de forte reação alérgica o mais indicado é procurar um médico imediatamente.
Caso a criança apresente sintomas como tontura, dificuldade para respirar, perda de consciência, vá correndo ao hospital: pode ser uma reação alérgica. Se a criança for alérgica, use o remédio indicado pelo médico.
Picadas de animais peçonhentos como cobras, aranhas e etc
Para mordida de cobra, a primeira coisa a se fazer é identificar o tipo da cobra, para que se possa aplicar o soro correto.
No caso de aranhas e escorpiões também é importante saber o tipo do animal, para que se possa aplicar o tratamento adequado a cada tipo de ataque.
È muito importante que não se faça torniquetes, aplique gelo sobre a ferida ou mesmo que se tente sugar o veneno.
O correto é que se leve a criança o mais rápido possível a um hospital, para que receba o atendimento correto.