Atualizado em: 15 julho 2013

Coquetel Antiaids Preventivo: Como Funciona

Saiba que o uso uso de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção por HIV é chamada terapia pré-exposição
Você Sabia?
Que a mais recente teoria, apresentada durante um congresso nos Estados Unidos em 1999, é a de que o HIV foi transmitido a partir de uma espécie de chimpanzé para o ser humano.
AIDS

O Brasil testará coquetel antiaids preventivo.

Recentemente foi divulgada que a utilização de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção por HIV, o que é a chamada terapia de pré exposição deverá ser testada no pais.

Em um estudo que foi realizado recentemente, em uma coordenação através da Fundação Oswaldo Cruz, juntamente com a participação da renomada Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Centro de Referência e Treinamento DST-Aids, da Secretaria de Saúde de São Paulo, deverão ser acompanhados por um ano 500 voluntários, estes que serão homens que fazem sexo com homens e travestir.

publicidade:

Como Serão Feitos os Estudos

Toda a eficácia do medicamento da chamada profilaxia pré-exposição já teria sido comprovada por uma série de estudos. E um deles contou inclusive com uma participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo. De acordo com os trabalhos, os grupos que seguiram a terapia ainda não se infectaram com o HIV.

Os recrutamentos de voluntários deverão acontecer no mês de agosto, e com isto cartazes com um comprimido por dia, que pode prevenir o HIV deverão ser espalhados por diversos locais que são frequentados normalmente pela comunidade gay. Este que é um medicamento considerado em combinações de antirretrovirais, e que não é ofertado através do SUS – Sistema Único de saúde.

Com esta iniciativa sem dúvida alguma os pesquisadores querem encontrar uma forma de combater este problema que é considerado muito grande de saúde pública, onde o Brasil é considerado como um dos maiores países do mundo com a maior quantidade de pessoas soropositivas, e muitas delas nem sabem que são, por isso é importante este tipo de estudo.

Informações

Este estudo deverá avaliar como é possível se colocar em prática este tipo de estratégia, e a melhor forma de acompanhamento para a população que irá utilizar este tipo de equipamento, e ainda preparar as equipes de saúde é desta forma.

Além disto os resultados poderão ainda ajudar a dar um pouco mais de elementos para avaliação dos governos em uma adoção de terapias no país neste sentido. Foram antecipadas a intenção do diretor de Departamentos de DSTs.

Vídeo sobre o Coquetel Antiaids Preventivo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook