Atualizado em: 9 fevereiro 2011

Constelação familiar

Trata-se um método recente que talvez poucas pessoas já tenham ouvido falar, mas a Constelação Familiar consiste em um método psicoterapêutico, com abordagem sistêmica fenomenológica, de fundo filosófico, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapêuta alemão Bert Hellinger.

publicidade:

Esse método é destinado para os indivíduos, casais ou namorados, e seus familiares, desejando trabalhar algum aspecto da sua vida que os preocupe seriamente: doenças graves, dificuldades nas relações pessoais, lutos em suspenso, tendência para atividades e comportamentos que põem a vida em perigo.

De acordo com o site de Rogéria Cruz, Trata-se de uma terapia individual realizada com o concurso das pessoas do grupo presente no seminário que se prestam voluntariamente a servir umas às outras de representantes dos membros da família daquela cuja constelação familiar estiver a ser configurada. A família de origem é composta por pais, irmãos, irmãos dos pais, avós e membros até à 5ª geração e a atual pelo casal e/ou filhos.

PROCEDIMENTO – WIKIPÉDIA

A “constelação familiar” consiste em um método no qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações factuais sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos.

Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das “ordens do amor” e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook