Atualizado em: 3 julho 2013

Conheça os benefícios da Batata Doce

A batata-doce é uma hortaliça de raiz bastante apreciada no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país.
Você Sabia?
Que a batata-doce é originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatam, no México.
BATATA

A batata-doce é um alimento que traz muitos benefícios à saúde

A batata doce, é originária da América Central, sendo uma hortaliça de raiz que é bastante apreciada no Brasil, principalmente em várias regiões como a Norte como também o Nordeste além de várias outras localidades, ela muitas vezes substitui o querido pãozinho matinal e costuma ser consumida durante a primeira refeição do dia, sendo assim cozida ou assada, acompanhada de um bom café.

Benefícios da Batata Doce

Temos na batata doce uma grande fonte de energia para esportistas, devido principalmente seus altos teores de carboidratos, ela que poderá ser uma ótima aliada da saúde. Conta com vitaminas A, o que é essencial para a saúde dos olhos, bem como da pele, e também do aparelho respiratório. Temos ainda as vitaminas B1 e B5 que ajudam a regular o sistema nervoso e ainda o aparelho digestivo bem como minerais como o cálcio, o sódio, potássio e fósforo, o que ajuda consideravelmente na formação dos ossos e dentes.

publicidade:

Tão importante como estes vários fatores, temos ainda uma grande concentração de antioxidantes, por isso na sua casca a quantidade é ainda maior, e é recomendado se tirar a casca somente depois de ela ser cozida ou mesmo assada. As folhas ainda contam com um bom valor nutritivo, podendo ser preparadas como uma outra verdura qualquer.

Importância da Batata Doce para o Brasil

A batata-doce sem dúvida alguma é a quarta hortaliça, considerada mais cultivada no Brasil, esta que além de ser muito importante na alimentação deverá contar com uma grande relevância para a economia, relacionada a uma produção industrial de farinha e também álcool. É utilizada como uma planta ornamental nas jardineiras, além de cestas e vasos de decoração.

Tipos de Batata Doce

A batata doce branca, que é conhecida como a angola, ou terra nova, tem sua polpa não muito doce, e é um pouco mais seca do que as outras.

A batata doce amarela, é um pouco mais doce do que a branca, com um grau também um pouco maior de umidade interna.

Batata doce roxa, esta tem a polpa e a casca um pouco arroxeada, sendo assim a mais apreciada e muito utilizada para fazer doces.

Vídeo sobre a Batata Doce

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook