Atualizado em: 30 abril 2013

Como substituir o Sal na Alimentação

É importante saber que o excesso de sal na comida pode trazer consequências nocivas ao organismo, causando problemas cardíacos e de circulação.
Você Sabia?
Que no Brasil, as principais salinas localizam-se no Rio Grande do Norte. Uma das principais salinas do Rio Grande do Norte encontra-se em Galinhos-RN. Salina Diamante Branco.
sal refinadomedia_16286_250_375

Os temperos são ótima opção para substituir o sal

De acordo com a Organização Mundial da Saúde todos os brasileiros ingeriram quase três vezes mais de sal do que realmente deveria e por isso é importante se tomar medidas já que isto poderá até mesmo gerar problemas sérios de saúde.

Dicas de Como substituir o sal na sua alimentação

Sal, um perigo á vista

Ter um saleiro na mesa é perigo á vista. Algo aparentemente inofensivo, aquela pitadinha a mais na receita, diariamente poderá trazer sérios problemas para a sal saúde. Em um país muito acostumado a se esbaldar em uma grande culinária rica em churrascos e feijoadas esta situação poderá ficar muito pior. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde o brasileiro ingere mais de 13 gramas de sal diariamente, mais de três vezes mais do que deveria ou seja cinco gramas.

publicidade:

Com isto o principal problema de se abusar deste ingrediente é o que costuma ficar por trás de sua composição química, que é o sódio. Seu consumo em excesso deverá trazer diversas doenças como por exemplo insuficiência renal e ainda cardíaca, hipertensão, ameaços de derrame, edemas pulmonares, entre várias outras complicações bastante sérias.

Descubra se esta consumindo a quantidade certa do Sal

Diversos nutricionistas ensinam que a medida certa por dia é uma colher rasa de chá de sal. E um bom começo é reduzir ao máximo o consumo de produtos que são industrializados, já que eles normalmente existem em excesso nos laticínios. Existe ainda um período maior porém está nos vários enlatados embutidos, salgadinhos, macarrões instantâneos. Para que se possa ter uma idéia, cada um dos tabletes de caldo de carne, possui uma quantidade de sal para um dia inteiro.

Apesar de se ter todos estes problemas, o sódio não é considerado um vilão, seu problema é um consumo exagerado. Isto por que ele é o responsável pela manutenção de quantidade de água no organismo. O que poderá ainda ajudar a regular todas as passagens de líquidos e ainda substâncias pela membrana das células, mantendo assim a sua pressão arterial.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook