Atualizado em: 29 novembro 2012

Como recuperar a forma após a gestação (Gravidez)

Veja como você pode recuperar a sua forma ideal, depois de uma gravidez. Confira as orientações e siga as dicas dos especialistas para você abusar da boa forma.
Você Sabia?
Claudia Leitte ficou grávida de seu segundo filho e mesmo assim, conseguiu alcançar o corpo ideal e até invejável eliminando 13 quilos que acabou ganhando na gestação.

Aprenda Como recuperar a forma após a gestação, e voltar com a sua vida normalmente! (Divulgação)

As grávidas podem recuperar a forma depois da gestação com uma dieta saudável e um bom treinamento físico. É importante manter a saúde e não se aventurar em dietas malucas principalmente se estiver amamentando.

Para algumas grávidas a gestão é um cartão verde para liberar geral na comida. Isso pode acarretar que muitas cheguem ao final da gestação muito acima do peso recomendado. O que não é bom para a sua saúde e nem a do seu filho. Além de ser prejudicial a saúde isso dificulta a volta a forma física anterior a gestação.

publicidade:

É comum também que as mulheres engordam pouco nos três primeiros meses. Para os especialista essa é uma fase vital para conseguir volar ao peso anterior depois da gestação.

Voltando a Forma!

É possível voltar ao peso e corpo normal e ideal em quatro ou cinco meses caso a grávida não tenha engordado excessivamente durante a gestação. Para controlar o ganho de peso que se ganha na gestão acompanhe o índice de massa corporal (IMC) de acordo com seguinte lista.

Massa Corporal

Se seu IMC pré-gestacional estiver em menor que 19,9 é saudável ganhar entre 12,5 a 18 quilos até o termino da gestação. Se o IMC estiver de 20 a 26, considerado normal pelos médicos, ganha-se entre 11,5 a 16 quilos. Se o IMC estiver entre 27 a 29, sinal de que a pessoa esta com sobrepeso, pode-se engordar cerca de 7 a 11,5 quilos. Nos casos de mulheres com IMC acima de 29, que são consideradas pelos médicos como obesa, o ganho de peso será de 6 quilos ou menos.
Para calcular o IMC divida o seu peso pela altura e multiplique o resultado por dois. Como exemplo, uma pessoa de 65 quilos e 1,70 de altura. Faria a seguinte conta 70 quilos / 1,70 x 1,70 metro. Seu índice de massa corporal é 24,22 o que significa a pessoa está com um peso normal. Nesse caso a mulher poderia engordar até 16 quilos durante a gestação.

Dicas

As dicas estão para perder peso depois do bebê nascer são:

– evite beliscar
– passe longe de doces e alimentos gordurosos
– como muitos legumes, frutas, verduras, laticínios desnatados e carnes magras (por exemplo peixe e frango)
– inclua doses de cereais e grãos na usa alimentação.

Lembre-se de tomar cuidado para não fazer uma dieta radical no caso de você estar amamentando, pois dependendo da dieta, e da comida que você ingere, pode interferir nesta amamentação do seu bebê.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook