Atualizado em: 12 abril 2013

Como lidar com pessoas que possuem Mal de Parkison

Veja como você pode ligar e auxiliar uma pessoa que tem a doença de Parkinson. Aprenda a conviver e fazer a diferença ao lado deles.
Você Sabia?
A Doença de Parkinson é uma doença que cresce rápido. Para você ter uma ideia, em São Paulo, se manifesta de 1 a cada 500 pessoas, e tem mais de 28 mil na cidade.
Parkinson 02

Fazer a diferença e saber como lidar com pessoas que possuem Mal de Parkison é essencial. (Reprodução)

Diversos fatores emocionais são uma parte importante da síndrome do Parkinson.

E com isto os efeitos traumáticos da doença poderão gerar uma grande confusão bem como uma grande ansiedade. A seguir daremos algumas dicas de como lidar com pessoas que sofrem deste tipo de doença.

publicidade:

Como lidar?

Se a pessoa tiver com Parkinson viver sozinho ou também com familiares é muito importante que a sua casa esteja preparada adequadamente para facilitar a sua vida e também ultrapassar as limitações que são impostas pela própria doença.

Pequenas adaptações são muito importantes como por exemplo organizar a cozinha, o banheiro, o quarto e outras divisões de forma que se possa colocar os objetos mais utilizados em locais de fácil acesso, retirar tapetes escorregadiso e ainda ocultar fios elétricos, instalar chuveiro de mão e uma cadeira de banho, ajustar a altura da cama, instalar barras de apoio nas divisões mais frequentadas junto da cama e no banheiro, assim como também nos corredores.

Apesar de se estimular a independência do doente de Parkinson é importante o ajudar nas limpezas domésticas, nas compras de supermercado e também no tratamento das roupas, como lavar, estender, apanhar, passar a ferro ou então contratar alguém para fazer isto.

Importância da Higiene Pessoal

A higiene pessoal é muito importante, e o doente deverá ser incentivado a fazer isso sozinho o máximo possível, pedindo ajuda sempre que for necessário. Existem diversas formas de ajudar o doente indiretamente, procure o motivar a realizar a sua higiene pessoal sentado, secando e penteando o cabelo, escovando os dentes, colocando creme, e ainda outra dica é interessante, como por exemplo providenciar uma escova de dentes elétrica, que é muito mais prática e menos cansativa.

As escovas de cabelo deverão ter pegas adequadas, utilizar um roupão de banho em vez de toalhas também é interessante. Procurar evitar banhos muito quentes, já que poderão contribuir com o cansaço. E até mesmo o ato de vestir e calçar que deverá ser maioritariamente feito na posição sentada para que se evite a fadica desnecessária para eventuais desequilíbrios.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook