Atualizado em: 5 outubro 2011

Como funciona o Metabolismo

Metabolismo é toda e qualquer reação química que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. Neste exato momento, há uma centena de processos metabólicos em curso no seu organismo

Muito se ouve e se fala em metabolismo, ou melhor, o aumento do metabolismo tornou-se assunto das conversas de quem se preocupa com a forma física. Há uma centena de produtos alardeados como “aceleradores do metabolismo”, tanto industrializados, como naturais. Mas o que acontece é que poucas pessoas sabem se fato como ele funciona.

Metabolismo é toda e qualquer reação química que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. Neste exato momento, há uma centena de processos metabólicos em curso no seu organismo. O metabolismo de um organismo determina o quanto de substancia são consumidas. De acordo com a UOL, do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos

publicidade:

O metabolismo é dividido em dois grupos, anabolismo e catabolismo. Disso é importante saber que quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.

Dicas para acelerar o metabolismo

– O mais importante de tudo para fazer com que seu metabolismo acelere é fazer as refeições corretamente, em três em três horas, ou fazer cinco refeições por dia.

– Durante as refeições opte por alimentos integrais e leves.

– Você pode optar por suplementos alimentares, que tenha a função de acelerar o metabolismo, mas para isso é importante que você converse primeiro com o seu professor de educação física ou nutricionista.

Saiba os tipos de vitaminas  e compare seus preços.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook