Atualizado em: 23 julho 2013

Como descobrir alergias a remédios

Para se descobrir se uma pessoa tem alergia a um remédio é feito um teste de provocação, onde são administradas pequenas quantidades da droga presente no medicamento.
Você Sabia?
Que o Antibiótico é uma droga com capacidade de interagir com microorganismos mono ou pluricelulares que causam infecções no organismo.
alergias a remédios 2

Não é só a substância ativa do medicamento que pode causar alergia

Para as pessoas descobrirem se são alérgicas a algum tipo específico de remédio ou até mesmo a vários deles, o diagnóstico é realizado pelo médico a partir do histórico do paciente, pois na consulta o médico averigua quais substâncias o paciente  ingeriu nas últimas semanas e se ele já havia tido reações alérgicas anteriormente e quando.

Como Descobrir Alergias

Sendo que de alguns remédios é possível fazer testes para verificar se o paciente apresenta alergia. Em especial quanto aos anti-inflamatórios e analgésicos, é feito um teste de provocação, onde o paciente fica em observação e são administradas pequenas quantidades da droga para verificar se o paciente tem reações alérgicas.

publicidade:

Apesar de ser um exame simples,  deve ser realizado por um médico habilitado na área de alergias e sempre em  hospital, já que há pacientes que apresentam reação imediata e forte ao medicamento, podendo causar um choque anafilático.

O tempo para reação a um medicamento varia. Sendo que o tempo de reação alérgica varia muito, pois enquanto algumas pessoas manifestam os sintomas poucos minutos após a exposição ao medicamento, para outras  são necessárias horas ou dias para que os primeiros sinais alérgicos apareçam. E muitas vezes  a alergia não se manifesta imediatamente após o primeiro contato com o medicamento. Pois muitas vezes as pessoas tomam o remédio pelo menos duas ou três vezes antes, terem reações alérgicas, além dos que que ficam anos tomando o remédio até que, um dia, passam a ter alergia a seus componentes.

Informação

Isso se explica pelo fato de que  para se defender, o organismo precisa ter contato com os agentes que causam as doenças, como vírus, bactérias e fungos, para aprender a identifica-los  e desenvolver um mecanismo de reação a esses componentes. Mas com a administração dos medicamentos para combater vírus, bactérias e fungos, o organismo fica mais sensível e passa a identificar as substâncias do medicamento como uma ameaça invasora do organismo e começa a atacá-las.

Também não há testes para identificar  todas as substâncias ativas de que  alguém pode ser alérgico.  O método para descobrir a quais medicamentos alguém é alérgico é por tentativa e erro. Então o médico vai aplicando pequenas quantidades de cada substância e aguarda para ver se houve reação alérgica. Entretanto Há  pessoas que tem reações a medicamentos de uma mesma família, como os que são a base de penicilina, dipirona ou ácido acetilsalicílico, mas há os que tem alergia a vários remédios de famílias diferentes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook