Atualizado em: 3 outubro 2011

Combinações podem alterar efeito de medicamentos

Muitas pessoas possuem a mania de tomar medicamentos com suco, leite e muitas vezes acabam tomando álcool. Essa combinação pode alterar o efeito do medicamento, além de por em risco a saúde do indivíduo.

Tomar remédio é algo muito ruim, independente da sua forma, seja em comprimidos, cápsulas ou líquido. Os líquidos normalmente são muito amargos, o que não é nenhum atrativo para quem precisa toma-los. Por essa razão, a maioria das pessoas optam por tomar comprimidos, para evitar sentir o gosto.

Combinações podem tirar efeitos de medicamentos

As combinações podem diminuir o efeito do medicamento, como potencializar, podendo trazer problemas à saúde. (Foto: Shutterstock)

Mas mesmo com comprimidos, muitas pessoas possuem dificuldade em engolir, seja devido algum problema, como refluxo, ou pelo tamanho do remédio. Dependendo do remédio e de sua ação, é preciso que seja realizado um tratamento, necessitando tomar no horário certo para que tenha o efeito desejado. Além disso, outros fatores podem influenciar no efeito do medicamento, como por exemplo, o líquido que é usado para ingerir o comprimido.

publicidade:

Medicamento: Com o que tomar?

As vezes estamos em algum lugar onde não encontramos água ou já estamos consumindo algum tipo de líquido, como suco ou leite, e resolvemos aproveitar o líquido para ingerir o medicamento. Mas será que terá o mesmo efeito? Será que devemos tomar medicamentos somente com água? Muitas pessoas possuem essa dúvida, mas uma hora ou outra acabam cometendo certos erros por simplesmente não saber a resposta para tais perguntas.

Remédio com Suco

As vezes estamos almoçando ou tomando um suco e quando nos damos conta, já é o horário de tomar o medicamento. Aí para economizar e aproveitar o suco que você já está bebendo, você pega o medicamento e toma com o suco. Embora muitos façam isso e acreditem que não poderá acontecer nada, o medicamento quando em contato com algumas substâncias, pode perder o seu efeito ou ter o mesmo potencializado.

[share]Segundo uma pesquisa do professor David Bailey, da Universidade de Western Ontario, o efeito do suco de frutas pode, inclusive, anular totalmente o efeito dos remédios. O estudo comparou a ingestão de medicamentos com água e com suco e chegou a conclusão que alguns remédios receitados para doenças cardíacas, câncer e infecção tiveram seus efeitos prejudicados quando foram tomados com suco de maçã ou laranja. Segundo especialistas, o suco de maçã e laranja contem substâncias que são parecidas com a naringenina, substância que inibe o transportador do medicamento.

Combinações podem tirar efeitos de remédios

De acordo com estudos e para especialistas, medicamento só deve ser tomado com água, para que não haja alteração no efeito. (Foto: Shutterstock)

Remédio com leite

Não só com suco, mas muitas pessoas possuem a mania de tomar medicamentos com leite, principalmente quando se é de manhã e não houve nenhuma refeição, achando que o leite irá ajudar a não prejudicar o estômago, uma vez que ele está vazio. O leite estimula a produção de sucos digestivos, por isso, vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo.

Além disso, leite contém cálcio e outros nutrientes que podem promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química. Sem contar que não é um bom alimento para ser consumido com estômago vazio, pois muito ao contrário do que pensam, o leite é ácido e juntando com a acidez natural do estômago, poderá provocar dores e levar a uma gastrite.

Efeitos do leite em alguns medicamentos:

  • antibióticos: redução do efeito antibacteriano pela redução de sua absorção;
  • contraceptivo oral: redução do efeito pela diminuição da absorção;
  • Digoxina: redução da absorção com diminuição do efeito cardiotônico;
  • Diazepam: redução da absorção com diminuição do efeito sedativo.

Remédio com álcool

Agora vem a combinação mais perigosa de todas, a ingestão de medicamento combinado com álcool. Além de diminuir o efeito de diversos medicamentos que são essenciais para pessoas com doenças crônicas, o álcool também poderá ocasionar em outros problemas mais severos, como convulsões e até em uma parada cardíaca, levando o indivíduo a morte. Outros efeitos da combinação de medicamento com álcool são:
  • Analgésicos, antitérmicos ou anti-inflamatórios: causar problemas no estômago
  • Antidepressivos: pode aumentar a pressão arterial e diminuir o efeito
  • Antibióticos: pode provocar vômitos, dor de cabeça e até convulsão
  • Antidiabéticos: pode desencadear hipoglicemia severa
  • Medicamentos cardiovasculares: pode causar vertigens e desfalecimento

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook