Atualizado em: 21 junho 2011

Cólica Menstrual - O que fazer

Toda mulher sofre com aquela cólica chata e muitas vezes incapacitante. Saiba o porque que ocorre a cólica e como fazer para amenizar essas dores terríveis.

Muitas mulheres passam por um período mais sensível, de ficar mais extrema em certas situações. Esse é período é chamado e conhecido como TPM ou Tensão Pré-Menstrual. Nem todas as mulheres sofrem de TPM, mas a grande maioria enfrenta os distúrbios emocionais causados por esse período. Isso ocorre devido as mudanças com relação aos hormônios que ocorrem um pouco antes da mulher menstruar.

Sintomas da TPM

Além dos distúrbios emocionais, a mulher fica mais sensível em certas regiões do corpo. Os seios ficam maiores e inchados, além de se tornarem bem mais sensíveis também. Em relação a todas as partes do corpo, no período próximo de menstruar o corpo todo se torna bem sensível, por isso esse período é conhecido como Tensão Pré-Menstrual.

Muitas mulheres sofrem absurdamente com a TPM e um dos sintomas que mais incomodam é a cólica menstrual. A cólica menstrual é causada devido a diminuição do fluxo de sangue no local. Isso faz com que haja contrações na região do útero, contrações essas que incomodam bastante e que acomete diversas mulheres, se tornando a queixa principal na chegada do consultório ginecológico.

Cólica Menstrual

A cólica chega a afetar cerca de metade das mulheres em idade fértil. Em muitas delas, a dor chega a prejudicar os afazeres do dia a dia, sendo a maior causa de faltas em emprego e na escola. Muitas vezes a cólica acontece devido alguma patologia de base já instalada no organismo, mas na maioria das vezes é uma razão primária, que ocorre isoladamente.

Normalmente, a cólica menstrual é sentida no primeiro ou nos primeiros dias de menstruação. São dores características no pé da barriga e muitas vezes na região lombar da coluna vertebral.

Tratamento

Antigamente, muitos eram os mitos relacionados a cólica menstrual e ao período menstrual, devido a falta de medicamentos que pudessem controlar e diminuir essa dor. Atualmente, já existem diversos medicamentos para o alívio da dor. Um deles é através do uso de anticoncepcional, que tem como objetivo regular o ciclo menstrual e prevenir de uma possível gravidez. O anticoncepcional aumenta o fluxo de sangue, isso acaba diminuindo ou fazendo com que a dor desapareça.

Além desses tratamentos, também há os métodos mais convencionais como exercícios que também aumentam o fluxo sanguíneo e diminuem a dor e o uso de bolsas de água quente no pé da barriga ou nas costas, também é um método muito eficaz no alívio da dor.

 

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook