Atualizado em: 1 agosto 2013

Cólica Menstrual - O que fazer?

Para diminuir a cólica menstrual, os médicos indicam repouso, dietas leves, aplicação de bolsa de água quente no abdômen e o uso de remédios antiespasmódicos.
Você Sabia?
Que a água para cólicas surgiu em 1875, quando Willian Woodward criou o elixir para vender ao público
Cólica Menstrual  1

A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorréia

A cólica menstrual, também chamada de dismenorréia, afeta grande parte das mulheres em idade fértil.

As cólicas menstruais ocorrem porque todo mês os ovários produzem um óvulo, e quando ocorre a fecundação este óvulo é eliminado, o que causa alterações no endométrio, que é a membrana que reveste o útero. Só que durante o processo, acontece isquemia nas células uterinas, ou seja, baixa irrigação sanguínea, o que causa as dores.

publicidade:

Já a intensidade das dores, brandas ou latentes, é ocasionada pela quantidade de prostaglandina, substância produzida pelo útero. 

Como Aliviar as Cólicas Menstruais

Faça exercícios físicos – Praticar exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana pode aumentar o nível mensal de endorfina no organismo e diminuir a dor. Sendo que exercícios praticados durante a menstruação elevam ainda mais os níveis de endorfina, diminuindo a dor.

Use bolsa de água quente – O calor alivia porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz sensação de bem-estar.

Coma peixe – Pois uma dieta rica em peixe auxilia no controle dos espasmos. Isso porque a prostaglandina é produzida com base em ácidos graxos, e os peixes são ricos nessa substância.

Prefira alimentos diuréticos – Coloque morango, melancia, melão, salsa e agrião na sua dieta.

Beba chá – Chá de camomila ou de menta, ingeridos quentes, ajudam a aliviar a dor e proporcionam bem-estar.

Informações

Juntamente com as cólicas menstruais as mulheres podem sentir outros sintomas como dores de cabeça, enjôos, vômitos, diarréias, dores na parte inferior das costas e nas pernas, fadiga, nervosismo e tontura.

Para diminuir as dores da cólica menstrual, os médicos aconselham repouso, dietas leves, aplicação de bolsa de água quente no abdômen e o uso de remédios antiespasmódicos, pois esses medicamentos podem ajudar a aliviar a dor. Entretanto, é importante procurar sempre o ginecologista para descobrir as causas e a solução mais adequada para diminuir as cólicas menstruais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook