Atualizado em: 14 junho 2011

Colesterol Bom e Ruim

Todas as informações e esclarecimentos sobre o colesterol. Aqui você verá como descobrir qual colesterol é ruim e saberá também como se cuidar e evitar doenças.

A ingestão de alimentos rico em gordura pode acabar complicando e afetando nossa vida de maneira irreversível, mas nem todos sabem qual alimento possui maior quantidade de colesterol e menor quantidade. É importante ressaltar, que nem todo colesterol é ruim. Existe o colesterol bom, ou seja, aquele que não prejudica nosso organismo e o colesterol ruim, aquele que prejudica e acaba acarretando em doenças severas, podendo até levar a morte.

publicidade:

Sobre o colesterol

Muitos acham que o colesterol só traz malefícios para a nossa saúde, no entanto não é bem assim que as coisas funcionam. O colesterol é uma substancia essencial que está presente em todas as células do nosso organismo. É extremamente importante para a formação de membranas celulares, síntese de hormônios como testosterona, estrogênio, cortisol, entre outros. Além disso, tem função importante na digestão de alimentos gordurosos e na produção da bile.

O colesterol pode ser produzido de duas maneiras, através do nosso próprio corpo, principalmente através do fígado (forma endógena) e através da ingestão de alguns alimentos (forma exógena). O colesterol funciona como o óleo quando está na água, ou seja, ele não se mistura e nem se dissolve no sangue. Para que ele consiga ir para tecidos periféricos é preciso ter um transportador, que são no caso as lipoproteínas, chamadas VLDL, LDL e HDL.

Colesterol: HDL e LDL

O HDL é responsável por tirar aquele colesterol que está depositado nos tecidos e devolve ele para o fígado, aonde será excretado no intestino. Já o LDL está relacionado a deposição de gordura a parede dos vasos, o que acaba levando a formação das placas de ateroma, ou seja, as placas de gorduras. Essa concentração de gordura na parede do vaso é chamado de aterosclerose. Isso prejudica muito o vaso, pois diminui o seu espaço para que todas as substâncias passem livremente, causam lesões na parede e também diminuem a elasticidade da parede do vaso. Como dito anteriormente, isso acaba diminuindo o espaço para que o sangue passe livremente pela artéria, fazendo com que o aporte de oxigênio e nutrientes se torne deficiente e acabe não chegando de modo suficiente aos tecidos. Essa obstrução pode levar ao infarto, ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a outras complicações.

É com base nessa fisiologia que chegamos a conclusão sobre qual o bom colesterol e o qual é o ruim. Enquanto o LDL facilita essa deposição de gordura na parede do vaso, o HDL realiza a retirada desse excesso de colesterol. Portanto, o HDL é denominado como o colesterol bom e o LDL como o colesterol ruim.

Fique atento e evite a ingestão de comidas com alto teor de gordura. Faça exames rotineiros e fique atento para uma possível aparição de dislipidemia (aumento do colesterol). Caso apareça taxas altas de LDL, procure um médico que irá lhe orientar da melhor forma. Comece a praticar exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, que são aqueles que retiram a gordura de onde ela está mais localizada. Comece a correr, se exercitar e aproveite para melhorar o seu dia a dia e torna-lo mais saudável.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook