Atualizado em: 4 dezembro 2012

Colesterol Alto – Combate com dieta e alimentos especiais

Ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios frequentemente, evitar o tabaco e as bebidas alcoólicas, excessos de gorduras e doces, as gorduras de origem animal, como a manteiga facilitam o aumento do colesterol no sangue.
Você Sabia?
Que a maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta.

O colesterol é um mal que atinge muitos brasileiros e age silenciosamente

Em primeiro lugar é bom entender o básico sobre o colesterol. O colesterol é na verdade de três tipos o HDL, o LDL e o VLDL. O HDL e o LDL são os principais eles são conhecido como colesterol bom ou ruim, respectivamente. O colesterol bom (HDL) é um tipo de lipoproteína que reduz as gorduras dos vasos sanguíneos ele deixa as paredes dos vasos bem limpa e flexíveis.

Isso ajuda a calibra a pressão arterial.Ele contribui ainda na produção da bílis e dos hormônios sexuais.O colesterol ruim (LDL) também é uma lipoproteína só que ela ajuda na decantação de gordura nos vasos sanguíneos arteriais, isso faz com que os vasos sanguíneo fiquem estreitos e podem inclusive entupir.

publicidade:

Alimentos  para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol são:

Abacate: ajuda a combater a subida do colesterol alto. A fruta é rica em gordura monoinsaturada o que deixa as taxas do HDL, o colesterol bom, em níveis altos.

Alho e Cebola: com compostos sulfurados eles reduzem a pressão arterial e fazem cair as taxas de LDL, ele previnem também a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Aveia: rica em fibras solúveis elas absorvem o colesterol ruim para poder ser expelido pelo corpo.

Azeite de Oliva: ele possuiu ácidos graxos monoinsaturados o que reduz as taxas de LDL,quando comparado com a ingestão de óleo de soja, e ainda aumenta o HDL.

Feijão: com fibras solúveis o feijão ajuda o corpo a expelir o colesterol ruim.

Frutas Cítricas: Laranja, Tangerina, Limão, dentro outras. Possuem vitamina C que contribuem para o funcionamento do coração.

Leite desnatado: com ele é possível ingerir cálcio com menos gordura. O integral é rico em ácidos graxos saturados que aumentam o LDL.

Linhaça: contém ômega 3, que combate ao colesterol ruim, e contribui na elevação do colesterol bom.

Castanhas: elas possuem gorduras monoinsaturada que ajudam as artérias e previnem doenças cardiovasculares.

Suco de Uva: possuiu resveratrol essa substância ajuda na redução do colesterol ruim e tem propriedades anti-oxidantes.

Vídeo sobre o Colesterol Alto

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook